Lançado o novo Sistema de Mercado de Terras pelo Incra

Na última sexta-feira (10) aconteceu o lançamento do Sistema de Mercado de Terras (Simet) e do Atlas do Mercado de Terras, na sede do Incra no Maranhão, em São Luís. Trata-se de serviços fornecidos pelo instituto para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo o Brasil.

Os estudos, metodologicamente fundamentados, são feitos a partir de amostras de dados de preços de áreas reunidos e analisados regularmente em 244 regiões homogêneas convencionadas como Mercados Regionais de Terras (MRT).

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Incra estabelece diálogo sobre regularização fundiária de quilombolas
Incra finaliza cadastro de todas as terras indígenas regularizadas no SNCR
Embrapa e Incra estabelecem parceria para desenvolver soluções de inteligência territorial

“Quanto vale a terra no Brasil? A sociedade brasileira encontrará a resposta a esta pergunta no Atlas e no Sismet, que estamos lançando. O Incra passa a fornecer, de maneira acessível, as informações mais precisas existentes no país sobre o preço da terra rural”, anuncia o diretor de Gestão Estratégica, Gustavo Souto de Noronha.

Desde a década de 1990, o instituto executa esse rigoroso processo de monitoramento por meio da coleta regular de informações, como transações, ofertas e opiniões, bem como pela elaboração de avaliações de imóveis para fins de incorporação ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

“São mais de 30 anos de experiência prática que credenciam o Incra a se manifestar publicamente sobre o valor da terra rural, um dos ativos de maior importância à economia nacional e, consequentemente, ao Estado”, explica o chefe da Divisão de Análises e Estudos do Mercado de Terras da autarquia, Carlos Shigeaky.

Sistemática

Os dados de valores de terras no Simet serão os consignados nos Atlas do Mercado de Terras, elaborados, anualmente, a partir dos Relatórios de Análise dos Mercados de Terras (RAMT), produzidos regularmente pelas superintendências regionais do Incra nos estados.

O RAMT é um instrumento de diagnóstico, estudo e análise feito após pesquisa ampla nos diferentes mercados de imóveis rurais observados no país. Esta dinâmica mercantil é compreendida pelo emprego de critérios e métodos de estatística adequados, a partir de amostras coletadas periodicamente.

Nos RAMT estão contidas as Planilhas de Preços Referenciais (PPR), nas quais são relacionados os usos de imóveis rurais com valores por hectare em espaços geográficos delimitados pelos Mercados Regionais de Terras (MRT).

Desta forma, para cada um dos 244 MRT, que é subdividido o Brasil, se tem uma respectiva PPR. As planilhas trazem os preços de imóveis com benfeitorias: chamados de Valor Total de Imóveis (VTI), e sem benfeitorias: o Valor da Terra Nua (VTN).

Com valores mínimos, médios e máximos de VTI e VTN por hectare, por uso do solo observável, chega-se ao resultado que é disponibilizado à sociedade de forma acessível e gratuitamente pelo Incra por meio da publicação do repositório oficial Simet.

Informações de Gov.br

Veja também

Geo e Legislação

Edmilson Volpi: A Yellowstone sem lei

Legalmente, o trecho de 80 km2 do Parque Nacional de Yellowstone que ultrapassa a divisa do estado americano de Wyoming e entra no vizinho Idaho é uma terra de ninguém. Local isolado, sem estradas ou habitantes humanos permanentes, lá também não há uma legislação que permita acusar pessoas de crimes

Geo e Legislação

Brasileira desenvolve rede de satélites para monitoramento espacial

A empresária baiana Aila Raquel Ribeiro, CEO e fundadora da startup Alya Space, está à frente de um projeto iniciado em 2019 que busca desenvolver uma constelação de satélites. Essa rede de satélites terá a capacidade de fornecer monitoramento e imagens de alta resolução para diversas aplicações, incluindo áreas econômicas

Não perca as notícias de geoinformação