Mapa mostra antenas 5G nas 315 cidades com cobertura no Brasil

Na última quinta-feira (6), completou-se um ano desde o início da ativação do sinal de quinta geração da internet, o 5G, no Brasil, com 10 milhões de usuários já conectados. A capital do país, Brasília, foi a primeira cidade a ter o 5G ativado e, desde então, a cobertura se expandiu para 315 municípios. Dentre eles, 184 possuem o 5G “puro”, conhecido como “standalone”, que oferece uma conexão mais rápida.

No mapa disponibilizado pelo G1, é possível verificar a localização de todas as 13.617 antenas 5G. Os pontos vermelhos representam as antenas 5G “puras” e os azuis indicam outros tipos de conexão. Também é possível fazer uma busca direta pelo estado, cidade ou rua.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia também:

ChatGPT: Não é possível ter cidades inteligentes sem geoinformação

Cidades inteligentes: “geoinformação é requisito fundamental”

Comissão aprova Marco Regulatório de implantação das cidades inteligentes

Próximos passos

O número de usuários deve aumentar ainda mais ao longo deste ano, uma vez que 1.610 municípios já receberam autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativar o sinal. No entanto, a ativação depende da instalação dos equipamentos pelas operadoras e da solicitação à Anatel para a ativação das antenas.

Atualmente, o grupo de trabalho do governo está trabalhando para liberar a ativação do sinal em municípios com população de até 200 mil habitantes, além de pelo menos 25% daqueles com população de até 30 mil habitantes.

O cronograma estabelece que até 1º de janeiro de 2026 o sinal deverá começar a ser liberado em municípios com menos de 30 mil habitantes. Graças aos esforços antecipados da Anatel e das operadoras, 29 desses municípios menores já contam com a tecnologia disponível.

Com informações do G1

Veja também

Agro e Ambiental

Embrapa vai testar tecnologia inovadora para mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma das mais avançadas tecnologias de imageamento por satélite. O teste será conduzido pela Embrapa Territorial como parte do acordo de cooperação técnico-científica para detecção automática de viveiros escavados para aquicultura. A aplicação está sendo desenvolvida pela empresa brasileira Concert Space

Agro e Ambiental

Agro brasileiro terá imagens de satélite em tempo real

A empresa brasileira de digitalização agrícola Solinfitec e a norte-americana Planet, operadora da maior frota comercial de satélites de observação do planeta, firmaram parceria para oferecer ao setor agrícola brasileiro imagens em tempo real e uma plataforma de inteligência artificial. O objetivo é fornecer ferramentas para a tomada de decisões