Mapas para colorir: diversão cartográfica

mapas para colorir
Mapas para colorir: quando a ideia é se perder na cartografia.

Edmilson Volpi*

Há alguns anos, os adultos redescobriram um hobby divertido e relaxante: albuns de colorir. A febre tornou-se incrivelmente popular com o surgimento de álbuns com os mais diversos temas e para todos os gostos. Inclusive mapas, como lembra essa reportagem de Caitlin Dempsey para o Geography Realm.

O site traz mesmo diversos arquivos para download, com mapas históricos que o leitor pode imprimir e colorir. E um outro link, caso a ideia seja mapas de contornos modernos colorir, com arquivos dos Estados Unidos, vários continentes e mapa-múndis.

Veja a seguir alguns dos mapas históricos selecionados pela reportagem com versões em branco que podem ser baixadas para impressão.

Leia também:

Vista aérea de Paris, 1550

Este mapa de Paris pintado à mão foi criado pelo cartógrafo alemão Sebastian Münster. A vista aérea é intitulada “Lutetia Parisiorum urbs, toto orbe celeberrima notissimaque, caput regni Franciae”.

Mapa de Paris, 1550
Mapas para colorir: acesse aqui PDF desse mapa de Paris (1550 – domínio público) para imprimir

Roma Vetvs, 1627

Este mapa de 1627 publicado pelo impressor holandês Abraham Elzevier mostra a antiga cidade de Roma por volta de 300 a.C. e destaca pontos de referência, como o Coliseu, o Circo Maximus e o Circo de Nero.

Roma Vetvs, 1627
Mapas para colorir: Roma Vestvs (domínio público). Clique aqui para baixar o PDF

Europa regina, 1544

O cartógrafo alemão Sebastian Münster publicou esta representação da Europa como rainha em seu volume Cosmographia, a mais antiga descrição do mundo em língua alemã. A representação do velho continente como uma rainha era uma escolha cartográfica comum durante o Renascimento. Este mapa retrata o domínio do Sacro Império Romano sob Carlos V e a influência política dos Habsburgos. Assim, França, Espanha e Boêmia têm lugares de destaque no mapa.

Europa regina, 1544.
Mapas para colorir: clique para acessar a página e imprimir o PDF do mapa Europa regina de 1544 (domínio público)

Carta Marina, 1572

A Carta Marina (Carta marina et descriptio septentrionalium terrarium, em latim, ou ‘Mapa marinho e descrição das terras do norte) é o primeiro mapa conhecido dos países nórdicos criado pelo sueco Olaus Magnus, em 1539. Originalmente criado em preto e branco, uma versão posterior e colorida de 1572 está repleta de monstros marinhos.

A Carta Marina, 2ª edição, 1572
Mapas para colorir: folha da Carta Marina (domínio público) para colorir. Clique na imagem para baixar o PDF

Como a Carta Marina é um mapa muito grande e rico em detalhes intrincados, a Geography Realm recomenda baixar este PDF caso o leitor tenha acesso a um plotter para poder imprimi-lo como um mapa de tamanho grande.

Veja aqui a publicação original, e a tradução, no Curiosidades Cartográficas

Edmilson M. Volpi é engenheiro Cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook e Instagram

Veja também

Infra e Cidades

Manaus vai usar drones para subsidiar programa de desenvolvimento urbano

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) de Manaus (AM) vai usar drones para dar suporte tecnológico, de informação e geoprocessamento aos projetos do programa de crescimento econômico e social Mais Manaus, da Prefeitura manauara. Os equipamentos vão produzir um levantamento topográfico, de planoaltimetria e fotogrametria de uma área de

Não perca as notícias de geoinformação