Edmilson Volpi*
Há alguns anos, os adultos redescobriram um hobby divertido e relaxante: albuns de colorir. A febre tornou-se incrivelmente popular com o surgimento de álbuns com os mais diversos temas e para todos os gostos. Inclusive mapas, como lembra essa reportagem de Caitlin Dempsey para o Geography Realm.
O site traz mesmo diversos arquivos para download, com mapas históricos que o leitor pode imprimir e colorir. E um outro link, caso a ideia seja mapas de contornos modernos colorir, com arquivos dos Estados Unidos, vários continentes e mapa-múndis.
Veja a seguir alguns dos mapas históricos selecionados pela reportagem com versões em branco que podem ser baixadas para impressão.
Leia também:
- Mapas satíricos: uma coleção de 1870 a 1918
- E se Asterix e Obelix usassem o Google Maps?
- Bueiros cartográficos: cuidado para não pisar no mapa
Vista aérea de Paris, 1550
Este mapa de Paris pintado à mão foi criado pelo cartógrafo alemão Sebastian Münster. A vista aérea é intitulada “Lutetia Parisiorum urbs, toto orbe celeberrima notissimaque, caput regni Franciae”.
Roma Vetvs, 1627
Este mapa de 1627 publicado pelo impressor holandês Abraham Elzevier mostra a antiga cidade de Roma por volta de 300 a.C. e destaca pontos de referência, como o Coliseu, o Circo Maximus e o Circo de Nero.
Europa regina, 1544
O cartógrafo alemão Sebastian Münster publicou esta representação da Europa como rainha em seu volume Cosmographia, a mais antiga descrição do mundo em língua alemã. A representação do velho continente como uma rainha era uma escolha cartográfica comum durante o Renascimento. Este mapa retrata o domínio do Sacro Império Romano sob Carlos V e a influência política dos Habsburgos. Assim, França, Espanha e Boêmia têm lugares de destaque no mapa.
Carta Marina, 1572
A Carta Marina (Carta marina et descriptio septentrionalium terrarium, em latim, ou ‘Mapa marinho e descrição das terras do norte) é o primeiro mapa conhecido dos países nórdicos criado pelo sueco Olaus Magnus, em 1539. Originalmente criado em preto e branco, uma versão posterior e colorida de 1572 está repleta de monstros marinhos.
Como a Carta Marina é um mapa muito grande e rico em detalhes intrincados, a Geography Realm recomenda baixar este PDF caso o leitor tenha acesso a um plotter para poder imprimi-lo como um mapa de tamanho grande.
Veja aqui a publicação original, e a tradução, no Curiosidades Cartográficas
* Edmilson M. Volpi é engenheiro Cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook e Instagram