Mendoza, na Argentina, apresenta geoportal

A Cidade de Mendoza possui um novo aplicativo cartográfico na web, chamado Geoportal Cidadão. É uma ferramenta através da qual os diversos usuários podem ter acesso a informações geoespaciais do município.

O mesmo é de acesso livre e gratuito, e oferece uma série de mapas, aplicações geográficas, geosserviços e outros recursos públicos que permitem conhecer a realidade territorial de forma interativa.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Obra “Direito Administrativo Geográfico” é disponibilizada de forma online e gratuita

Obra “Curso de direito da energia” é disponibilizada online e gratuita

Todo o acervo da revista National Geographic com acesso gratuito

Esta iniciativa do Departamento de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) é a primeira desenvolvida por um município em Mendoza e acompanha uma visão estratégica de democratização do acesso à informação produzida pelo Estado. É por isso que este portal está vinculado à comunidade de Infraestrutura de Dados Espaciais da República Argentina (IDERA) e à sua homônima provincial.

Entre os recursos mais destacados estão o visualizador cartográfico com mais de 150 camadas de informação, disponíveis para acesso, consulta e análise; painéis estatísticos que exibem dados temáticos em tempo real; geosserviços à disposição de profissionais especializados no uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG); e outros recursos como mapas para download, dados censitários e aplicações cartográficas.

Assim, essa ferramenta não apenas colabora com novas interpretações da dinâmica territorial, que podem se traduzir em intervenções pontuais e políticas públicas baseadas em dados, mas também o seu uso e divulgação pela comunidade contribuem para garantir o acesso a informações públicas. Dessa forma, promove-se a participação cidadã no processo de tomada de decisões, o controle dos atos públicos do governo e, principalmente, o exercício de outros direitos, como o direito à educação, à saúde, à moradia, etc.

Sobre o IDE municipal

O Departamento de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) faz parte da Direção de Cadastro, Secretaria de Finanças da Prefeitura da Cidade. Ele trabalha com diferentes áreas e órgãos para gerar informações geoespaciais padronizadas e de qualidade, que possam ser compartilhadas com a comunidade, buscando contribuir na tomada de decisões e no desenho de políticas públicas que promovam o desenvolvimento social, econômico e ambiental do território.

Conheça a ferramenta clicando aqui.

Por Geoportal de Mendoza

Veja também

Infra e Cidades

Eletrobras unifica geoprocessamento para gerir ativos

A Eletrobras implementou um novo sistema de monitoramento de ativos, unificando e aprimorando suas operações de geoprocessamento. A iniciativa, que demandou um investimento de R$ 16 milhões, visa garantir a segurança de pessoas, dos ativos da empresa e do meio ambiente. Com o novo sistema, é possível monitorar de forma

Geo e Legislação

Austrália une espaço e espacial para monitorar e desenvolver o país

Na Austrália, a indústria espacial e o setor de entendimento do espaço e território estão se unindo para explorar a interseção entre eles. O Space+Spatial Industry Roadmap 2030 é um esforço conjunto em segmentos como meteorologia, busca e salvamento, padronização de dados e monitoramento de lixo espacial, entre outros, para

Não perca as notícias de geoinformação