MMA faz consulta pública sobre PPPantanal até 29/10

Por MMA

O MMA abriu semana passada consulta pública do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Pantanal (PPPantanal). Contribuições podem ser enviadas pela plataforma Participa +Brasil até 29 de outubro. 

O plano busca reduzir de forma contínua o desmatamento e os incêndios no Pantanal, além de criar condições para a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável. A iniciativa também tem objetivo de integrar o combate ao desmatamento no bioma às políticas de Estado do país, garantindo sua transversalidade entre os diferentes setores.

O texto foi construído a partir dos resultados de seminário técnico-científico realizado em abril, em Campo Grande (MS). O documento também considerou contribuições de outros ministérios que compõem a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, da sociedade civil, dos estados e outras instituições. 

O PPPantanal incorpora ainda a experiência do governo federal com os planos para a Amazônia e o Cerrado, relançados em junho e novembro de 2023, respectivamente. Criado em 2004, o PPCDAm foi o principal responsável pela redução de 63,5% da taxa de desmatamento até 2019, quando foi extinto pela gestão anterior.

O plano para o Pantanal apresenta 13 objetivos estratégicos divididos em quatro eixos: atividades produtivas sustentáveis; monitoramento e controle ambiental; ordenamento fundiário e territorial; e instrumentos normativos e econômicos.

As diretrizes foram definidas pelo Grupo Técnico de Meio Ambiente da Comissão de Transição Governamental criada em 2022 e considerou contribuições dos ministérios da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento. Presidido pela Casa Civil, o grupo é responsável pela implementação do Programa de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD).

A versão preliminar do PPPantanal também contextualiza o bioma, apresenta políticas públicas executadas anteriormente e analisa a dinâmica do desmatamento e das queimadas na região. 

Após o fim da consulta pública, as contribuições serão analisadas e consideradas em um novo texto, que será enviado à Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e posteriormente lançado. 

Por Agência Brasil

Veja também

Geo e Legislação

TCE/SC apresenta o sistema VigIA para representantes do Sistema de Contas do país

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) apresentou, nesta semana, em reunião virtual do comitê de Tecnologia da Informação do Instituto Rui Barbosa (IRB), o sistema VigIA, ferramenta desenvolvida pela Instituição e que utiliza modernas tecnologias de inteligência artificial (IA). A apresentação, para mais de 100 participantes de praticamente

Agro e Ambiental

Mapeamento quilombola: Brasil tem 1,3 milhão em 1.696 municípios

A população quilombola do país é de 1.327.802 pessoas, ou 0,65% do total de habitantes. Os dados são do Censo 2022, que investigou pela primeira vez esse grupo, integrante dos povos e comunidades tradicionais reconhecidos pela Constituição de 1988. Foram identificados 473.970 domicílios onde residia pelo menos uma pessoa quilombola,