Museu de Florianópolis Sesc inaugura exposição cartográfica

Por SESC Florianópolis

O Museu de Florianópolis inaugura, na próxima quinta-feira (28/11), a nova exposição temporária “Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis”. A atração vai explorar a história da cartografia, desde o Neolítico, há cerca de 9 mil anos, até os dias atuais. O público poderá conhecer uma seleção de objetos históricos utilizados na elaboração de mapas desde o século XIX, além de contar com um espaço interativo, com jogos e atividades práticas de criação de mapas. Esta exposição é resultado da parceria entre o Museu de Florianópolis Sesc e a Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU).

A diretora regional do Sesc Santa Catarina, Simone Karla da Rocha Batista, ressaltou mais uma programação cultural no Museu. “Esta é a quinta exposição temporária desde a inauguração do Museu, em 2021. Já investimos mais de R$750 mil em tecnologia e no desenvolvimento de atrações para o público, sem perder a essência do Sesc, que é tornar a cultura local acessível e conhecida”, afirmou.

A nova exposição traz à tona a história dos mapas e a evolução de Florianópolis ao longo dos anos. A museóloga do Museu de Florianópolis Sesc, Cristina Maria Dalla Nora, destacou a colaboração com a prefeitura na realização da exposição. “Teremos objetos importantes para a construção de mapas, além de um histórico de alterações cartográficas que refletem o desenvolvimento da cidade. A parceria com a Secretaria Municipal foi fundamental para a realização desta exposição, com o compartilhamento de informações”, explicou.

Ela também ressalta que haverá um acervo colaborativo para esta exposição. “Fizemos uma parceria com o Museu de Topografia e Geodésia Professor Enio Miguel de Souza do IFSC para termos objetivos históricos, deixando a exposição temporária mais completa para os visitantes”.

Além da inauguração da exposição “Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis”, no dia 28/11, será realizada uma oficina de “Cartografia Afetiva”, com sessões às 10h e 14h. A atividade, voltada para crianças, vai promover uma reflexão sobre o conceito de lugar, suas memórias e sentimentos em relação à cidade de Florianópolis. Os participantes serão incentivados a criar um mapa afetivo, expressando como percebem e vivenciam os locais onde vivem, explorando suas experiências cotidianas e desejos para a cidade.

A programação da nova exposição e da oficina fazem parte das celebrações de três anos do Museu de Florianópolis Sesc. Acesse o site e confira mais informações.

O que é: Inauguração da exposição temporária “Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis”
Quando: 28/11, às 10h
Onde: Museu de Florianópolis Sesc

Por Florianópolis Sesc

Veja também

Geo e Legislação

Senado pode aprovar plebiscito pela criação do Estado do Tapajós

Começou a ser debatida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na semana passada, uma antiga ideia: a da divisão do Pará com a criação do Estado do Tapajós, que reuniria os municípios do lado oeste do território paraense (área verde da foto acima). Levantado no início dos

Não perca as notícias de geoinformação