Musk oferece Starlink para monitorar Amazônia e prover Internet rápida à zona rural

Imagem: Starlink (reprodução)

Nos próximos dias, o bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, deve vir ao Brasil para um encontro com o ministro das Comunicações Fábio Faria. O assunto é uma possível parceria para projetos de conectividade em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos. Musk é dono da Starlink, programa de Internet rápida via satélite que poderia ser usado como solução para atender a Amazônia e fazer o monitoramento da região por satélite.

Como orbitam a Terra a altitudes até 60 vezes mais baixas que os equipamentos tradicionais, os satélites da Starlink conseguem enviar e receber dados mais rapidamente, proporcionando uma conexão muito veloz.

Leia também:

O projeto de Internet para zonas rurais e monitoramento da Amazônia é uma das pautas do Ministério das Comunicações, que tem recebido outras empresas de satélites de órbita baixa, entre elas a Oneweb, concorrente da Starlink.

Caso a proposta de Musk saia vencedora, o empresário afirma que já teria condições de disponibilizar o serviço até o fim do ano. Pelo sistema, cada usuário precisaria adquirir um kit com antena residencial e roteador por US$ 600, além de um registro de assinante por US$ 100.

Fonte:

Veja também

Entrevistas e Artigos

ChatGPT: Não é possível ter cidades inteligentes sem geoinformação

Entrevistamos o ChatGPT, o algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. Ele teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, tendo sido criado com foco em diálogos virtuais. A ideia

Geo e Legislação

Exército disponibiliza licença Creative Commons para produtos de Geoinformação

A DSG – Direção do Serviço Geográfico do Exército (www.dsg.eb.mil.br) passou a disponibilizar seus produtos digitais e analógicos sob uma licença não onerosa e não exclusiva, denominada Creative Commons (CC) BY-SA. Isso permitirá que qualquer pessoa use, adapte e crie produtos derivados desses dados, inclusive para fins comerciais, desde que