Musk oferece Starlink para monitorar Amazônia e prover Internet rápida à zona rural

Imagem: Starlink (reprodução)

Nos próximos dias, o bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, deve vir ao Brasil para um encontro com o ministro das Comunicações Fábio Faria. O assunto é uma possível parceria para projetos de conectividade em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos. Musk é dono da Starlink, programa de Internet rápida via satélite que poderia ser usado como solução para atender a Amazônia e fazer o monitoramento da região por satélite.

Como orbitam a Terra a altitudes até 60 vezes mais baixas que os equipamentos tradicionais, os satélites da Starlink conseguem enviar e receber dados mais rapidamente, proporcionando uma conexão muito veloz.

Leia também:

O projeto de Internet para zonas rurais e monitoramento da Amazônia é uma das pautas do Ministério das Comunicações, que tem recebido outras empresas de satélites de órbita baixa, entre elas a Oneweb, concorrente da Starlink.

Caso a proposta de Musk saia vencedora, o empresário afirma que já teria condições de disponibilizar o serviço até o fim do ano. Pelo sistema, cada usuário precisaria adquirir um kit com antena residencial e roteador por US$ 600, além de um registro de assinante por US$ 100.

Fonte:

Veja também

Agro e Ambiental

Conama 510/2025 acende disputa jurídica: exigências para ASV pode colidir com lei federal

Para Orlando Figueiredo Souza de Araújo, no ConJur, a Resolução Conama nº 510/2025, editada para ampliar transparência e estabelecer critérios para autorizações de supressão de vegetação (ASV) em imóveis rurais, desencadeou reação imediata no meio jurídico-ambiental. Enquanto o texto é elogiado por tentar organizar procedimentos e dar publicidade aos atos,

Agro e Ambiental

Agro baiano investe na geolocalização para ganhar mercado internacional

Com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB/Senar), a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) está realizando uma mobilização para que os produtores rurais baianos façam o cadastro da geolocalização de suas propriedades rurais. O objetivo é fazer com que a Bahia se torne