Em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz, a Starlink, empresa do bilionário e dono da SpaceX, Elon Musk, pediu à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para realizar um teste de equipamentos na comunidade de Savoyzinho, em São Paulo (SP). A ideia é conectar cerca 40 alunos de um centro estudantil a uma rede de baixa latência e alta velocidade.
Pelo experimento, a unidade da ONG em Savoyzinho receberia antena, suporte, cabos e um roteador Wi-Fi. O teste também seria usado para observar o funcionamento desses equipamentos.
Leia também:
- Musk oferece Starlink para monitorar Amazônia e prover Internet rápida à zona rural
- Com capacidade inédita, Star One D2 da Embratel é lançado com sucesso
- Corrida espacial privada gera negócios e novas tecnologias na Terra
Especializada em conectividade para áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos, a Starlink utiliza satélites que orbitam a Terra a altitudes até 60 vezes mais baixas que os equipamentos tradicionais. Com isso, consegue enviar e receber dados mais rapidamente, proporcionando uma conexão veloz.
Recentemente, Musk esteve no Brasil e se reuniu com o ministro das Comunicações Fábio Faria para oferecer a Starlink como solução para levar a Internet à Amazônia e fazer o monitoramento da região por satélite.
Fonte: Telecelular