A partir da próxima semana, sobretudo depois de quinta (23) e sexta (24), será possível observar a olho nu um fenômeno relativamente raro, nos céus, com cinco planetas muito próximos e alinhados em um arco: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A última vez que eles estiveram tão perto assim foi em 2004, e o próximo alinhamento só acontecerá em 2040.
Leia também:
- A melhor foto já tirada do nosso Sol
- Descoberto planeta com forma de bola de rugby
- Astronomia: motor do avanço tecnológico
Dos cinco planetas, Mercúrio é sempre o mais difícil de ser ver a olho nu, já que “caminha” sempre muito próximo ao Sol e acaba sendo ofuscado. Mas, no dia 24, ele estará na sua maior distância do Sol. Por isso, só se pode observá-lo logo após o anoitecer ou pouco antes do amanhecer.
Nesse caso, para se ver Mercúrio junto com os outros quatro planetas, é preciso acordar cedo e olhar para o quadrante do céu compreendido entre o Leste e o Sul, cerca de 45 minutos antes do amanhecer, de preferência, sem obstáculos nessa direção, como montanhas ou edificações. Além disso, deve-se escolher um lugar com pouquíssima (ou nenhuma) luz artificial, o que é comum em áreas rurais – e, claro, torcer para que o céu esteja limpo, sem nuvens.
No dia 23, a Lua se juntará a esse cortejo, criando uma oportunidade interessante de observar seis corpos celestes de uma vez, mas, atenção, pois o brilho do satélite, mesmo em quarto minguante, poderá prejudicar um pouco o avistamento dos outros astros.
Fonte: Super Interessante