O raro alinhamento de planetas no céu de junho

planetas
O melhor momento para avistar o alinhamento de planetas é pouco antes do amanhecer – Imagem: NASA-JPL/Caltech

A partir da próxima semana, sobretudo depois de quinta (23) e sexta (24), será possível observar a olho nu um fenômeno relativamente raro, nos céus, com cinco planetas muito próximos e alinhados em um arco: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A última vez que eles estiveram tão perto assim foi em 2004, e o próximo alinhamento só acontecerá em 2040.

Leia também:

Dos cinco planetas, Mercúrio é sempre o mais difícil de ser ver a olho nu, já que “caminha” sempre muito próximo ao Sol e acaba sendo ofuscado. Mas, no dia 24, ele estará na sua maior distância do Sol. Por isso, só se pode observá-lo logo após o anoitecer ou pouco antes do amanhecer.

Nesse caso, para se ver Mercúrio junto com os outros quatro planetas, é preciso acordar cedo e olhar para o quadrante do céu compreendido entre o Leste e o Sul, cerca de 45 minutos antes do amanhecer, de preferência, sem obstáculos nessa direção, como montanhas ou edificações. Além disso, deve-se escolher um lugar com pouquíssima (ou nenhuma) luz artificial, o que é comum em áreas rurais – e, claro, torcer para que o céu esteja limpo, sem nuvens.

No dia 23, a Lua se juntará a esse cortejo, criando uma oportunidade interessante de observar seis corpos celestes de uma vez, mas, atenção, pois o brilho do satélite, mesmo em quarto minguante, poderá prejudicar um pouco o avistamento dos outros astros.

Fonte: Super Interessante

Veja também

Infra e Cidades

Niterói usa geoinformação para se tornar cidade inteligente

Niterói sediou, nesta quinta-feira (02), no Caminho Niemeyer, a terceira edição do Conlestech, evento organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer. O tema

Agro e Ambiental

Alagoas é o primeiro estado do Brasil com 100% de monitoramento meteorológico

Os municípios alagoanos vão poder contar com uma nova Rede de Monitoramento Meteorológico e Hidrográfico, composta por 60 novas estações. Foi para promover a interação de gestores públicos, órgãos de proteção e defesa civil com especialistas das áreas Meteorológica, Climatológica e Hidrográfica, que o secretário da Secretaria de Meio Ambiente

Não perca as notícias de geoinformação