Obra “Direito Administrativo Geográfico” é disponibilizada de forma online e gratuita

No mundo contemporâneo, em que a tecnologia e a informação são pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades, a relação entre Geografia e Direito ganha cada vez mais relevância. Com o objetivo de preencher uma lacuna interdisciplinar com pioneirismo e promover o diálogo entre essas áreas, a obra “Direito Administrativo Geográfico : fundamentos na geografia e na cartografia oficial do Brasil” se transformou em uma referência nesta articulação científica.

Escrita por Luiz Ugeda, pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB); e prefaciado por Eros Grau, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a obra foi publicada em 2017 e se destina a estudantes, juristas, geógrafos, engenheiros cartógrafos e outros profissionais interessados em compreender o uso de sistemas de mapeamento por entidades governamentais como bens de domínio público.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Luiz Ugeda no Infra Data: “Dados são uma nova frente do setor de infraestrutura”

Luiz Ugeda: 20 anos sem Milton Santos, o maior geojurista de todos

Luiz Ugeda: “IBGE precisa virar agência reguladora”

“Foi um passo importante para jogar luz nessa lacuna interdisciplinar entre Geografia e Direito”, afirma Ugeda. Através de sua pesquisa, ele demonstra como a articulação dessas duas áreas enriquece a compreensão da realidade física e social, proporcionando uma visão mais ampla e fundamentada para o desenvolvimento de políticas públicas. Eros Grau destaca a relevância do livro ao ressaltar que as imagens e linguagens construídas por Ugeda são “estupendas, acadêmica e literariamente”. Para ele, a interação entre Geografia e Direito não apenas enriquece o conhecimento, mas também proporciona um melhor entendimento da realidade física e social que nos cerca.

Com a disponibilização gratuita para download dessa importante obra, espera-se que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento interdisciplinar e que sua leitura estimule o debate e a colaboração entre profissionais das áreas de Geografia e Direito, visando o desenvolvimento de soluções integradas e criativas para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Para a acessar, clique aqui .

Quer divulgar uma obra na Geocracia? Nos envie pelo email contato@geocracia.com.

Com informações de Geodireito

Veja também

Infra e Cidades

Centro de Geoinformação do Exército conclui trabalho pioneiro na Bahia

O 3º Centro de Geoinformação do Exército acaba de entregar 1.284 cartas topográficas na escala 1/25.000 e 197 cartas topográficas na escala 1/50.000 do Estado da Bahia, além de uma base vetorial contínua da área compreendida pelo projeto, seguindo as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV). O trabalho é pioneiro no Brasil,