Observatório da Agropecuária Brasileira disponibiliza geoinformação gratuitamente

O Observatório da Agropecuária Brasileira , plataforma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que reúne dados e estatísticas sobre a produção agropecuária brasileira, bem como sobre as políticas públicas e as tendências do mercado, passou a disponibilizar seus dados gratuitamente. O app pode ser baixado gratuitamente.

O aplicativo mobile, disponível em sua primeira versão para sistema operacional Android, traz um conjunto de informações consolidadas de todos os painéis existentes no Observatório web: agricultura familiar, agropecuária sustentável e meio ambiente, aquicultura, assistência técnica, assuntos fundiários, comércio exterior, crédito rural, fertilizantes, indicações geográficas, pecuária, produtos agrícolas, recursos hídricos, solos (Pronasolos), zoneamento agrícola de risco climático e indicadores.

Leia mais:

O Observatório da Agropecuária Brasileira integra a geoinformação setorial

Ipaam lançou geoportal para fortalecer licenciamento ambiental no Amazonas

A regularização fundiária é a razão de existir do direito imobiliário

Assim como na versão web, o Observatório da Agropecuária mobile segmenta-se em dois modelos de apresentação de dados: a plataforma estatística e a geoespacial. A plataforma estatística integra informações de várias fontes e as disponibiliza por meio de dados numéricos, tabulares e representações gráficas acerca dos diversos temas abordados. Alguns painéis estatísticos também apresentam mapas ilustrativos. As consultas nos painéis estatísticos podem ser refinadas com filtros por período, estratificações a nível nacional, estadual e municipal, além de haver filtros específicos para cada tema.

A Plataforma Geoespacial é dedicada à integração de dados e informações territoriais, na qual dados geoespaciais podem ser visualizados e dispostos de acordo com a necessidade de análise e interpretação dos usuários. Está organizada em um ambiente de visualização de camadas, com relatórios quantitativos e ferramentas de interatividade acopladas. Com a possibilidade de sobrepor diversas camadas dos mais variados temas disponíveis no Observatório, a plataforma provê recursos fantásticos para ampliar a perspectiva espacial da agropecuária brasileira.

Com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária

Veja também

Geo e Legislação

Marinha dos EUA quer testar geolocalização por múons, que dispensa satélites

A Agência de Investigação da Marinha dos Estados Unidos entregou a um grupo de cientistas a tarefa de viabilizar um sistema de geolocalização baseado em múons, uma subpartícula atômica capaz de gerar uma precisão tão grande quanto o GPS. A nova tecnologia serviria para garantir a navegação em áreas de

Geo e Legislação

Empresas americanas e canadenses vão operar lançamentos a partir de Alcântara

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram que quatro empresas (três americanas e uma canadense) foram escolhidas para operar lançamentos de veículos espaciais não militares a partir do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. As operações devem começar no início do ano que vem. O