Ondas azuis no Planeta Vermelho

Planeta Vermelho
Planeta Vermelho
O Planeta Vermelho visto de uma outra maneira – imagem: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona

A imagem desta semana, divulgada pela Nasa na última segunda-feira (25), foi feita utilizando cores falsas e mostra diversos efeitos provocados pelo vento, perto do centro da Cratera Gamboa, em Marte. Os técnicos da agência espacial americana usaram o azul para destacar as cristas sinuosas e as cúpulas individuais nas grandes dunas de areia daquela região do Planeta Vermelho.

Imagens de cores falsas podem ajudar a compreender o clima e a geologia, e essa destaca as pequenas ondulações no topo das dunas, a apenas alguns metros de uma crista para a outra. Elas se fundem em mega ondulações maiores, com cerca de 9 metros de distância, irradiando para fora das dunas. As formações maiores e mais brilhantes, quase paralelas, são chamadas de “Cordilheiras Eólicas Transversais” (TAR, na sigla em inglês) e são cobertas por areia muito grossa.

Leia também:

As mega ondulações aparecem em azul-esverdeado de um lado de um recorte de cor aprimorado, enquanto o TAR aparece em azul mais brilhante do outro. O motivo é porque o TAR pode estar se movendo sob a força do vento, limpando a poeira mais escura e tornando-a mais brilhante. Todos esses efeitos diferentes podem indicar de que maneira o vento estava soprando quando as dunas se formaram. Ser capaz de estudar essa variedade tão de perto nos permite ver suas relações e comparar e contrastar características para examinar do que são feitas e como elas se formaram.

Fonte: Nasa

Veja também

Infra e Cidades

IBGE atualiza Base Cartográfica Contínua do país na escala 1:250.000

O IBGE apresentou, nesta quarta-feira (08), a quinta edição da Base Cartográfica Vetorial Contínua do Brasil (BC250), na escala 1:250.000, disponível em formatos livres (shapefile, geopackage e dump do PostGis) para utilização em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Lançada em 2013, a base é atualizada a cada dois anos e

Não perca as notícias de geoinformação