Paraná adota CEP Rural Digital e georreferenciará o campo

Imagem de divulgação

Na semana passada, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou uma série de iniciativas inovadoras na área, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Estado, conhecido por sua adoção de tecnologia. Todas essas ações são lideradas pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

Uma das medidas destacadas foi o lançamento do CEP Rural Digital, um projeto destinado a fornecer endereços digitais precisos para propriedades rurais, possibilitando sua localização precisa por meio de aplicativos de geolocalização. O acesso a serviços em áreas rurais remotas sempre foi um desafio significativo. Para superar essa dificuldade, o Estado está implementando endereços digitais para todas as propriedades rurais, com previsão de conclusão até o final de 2024.

Due Diligence

Através do processo de georreferenciamento, serão atribuídos códigos exclusivos e confidenciais que indicarão a entrada exata de cada propriedade. Isso facilitará sua localização através de aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze, melhorando o acesso a essas áreas. Os residentes das propriedades rurais poderão desfrutar de um acesso mais fácil aos serviços públicos, como atendimento de emergência médica, policial e de bombeiros.

Além disso, o CEP Rural Digital também simplificará a entrega de produtos e encomendas, melhorando a qualidade de vida dos habitantes das áreas rurais mais remotas.

Marcelo Rangel, secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, destacou a importância do endereçamento digital para a logística: “Hoje, muitos proprietários rurais e até mesmo agricultores familiares enfrentam dificuldades com a localização e o endereçamento. Com a presença nos aplicativos como Waze e Google Maps, será possível receber encomendas e trabalhar com transporte de cargas de forma mais eficiente”.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Veja também

Agro e Ambiental

Nova plataforma reúne dados da cadeia produtiva da carne bovina

Já está disponível a nova plataforma digital do Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne) da Embrapa Gado de Corte (MS). O espaço é resultado de dez anos de atividades do CiCarne no Brasil e reúne o conhecimento disponível sobre a cadeia produtiva da carne bovina, de forma gratuita. Com