Parceria Estadão-Geocracia mapeia 5 bilhões de votos desde 1996

votos
Parceria entre Estadão e Geocracia disponibiliza ferramenta on-line que gera mapas como este, da última eleição presidencial (reprodução).

Em matéria publicada nesta segunda-feira (27), o jornal Estado de São Paulo lançou oficialmente o Geografia do Voto, ferramenta on-line que é uma parceria entre o Geocracia e o Estadão e, usando dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faz o georreferenciamento das eleições brasileiras desde 1996.

A reportagem exibe mapas que podem ser gerados por qualquer pessoa que acesse a ferramenta e pesquise por eleições municipais, estaduais, distritais e federais em todo o país.

Leia também:

Em alguns municípios da periferia do Rio de Janeiro, como Duque de Caxias, o Geografia do Voto mostra que Lula teve mais de 80% dos votos em 2002…

Como o dado da matéria de abertura, por exemplo, mostrando que a periferia da cidade do Rio de Janeiro, que já elegeu Lula, em 2002, fez praticamente o mesmo há quatro anos, elegendo Bolsonaro. Confira nas imagens abaixo geradas pela ferramenta Geografia do Voto.

… 16 anos depois, Bolsonaro teve na mesma região, um percentual parecido de votos sobre Fernando Haddad. Como em Nova Iguaçu, onde venceu por 72,48%.

Para ler a matéria completa com outras análises de mapas de eleições e conhecer a evolução georreferenciada dos votos dos candidatos a presidente em 2022, acesse o link da matéria do Estadão, abaixo:

Reduto bolsonarista no Rio já foi lulista em 2002; veja mapa de votos no Brasil desde 1996

Veja também

Agro e Ambiental

Pesquisa vai estimar carbono nos solos de microbacias do Matopiba

Estão avançando as pesquisas sobre serviços ecossistêmicos do solo no Matopiba, área de expansão agrícola formada pelo estado do Tocantins e parte do Maranhão, Piauí e Bahia. Durante quase duas semanas, o pesquisador Lauro Rodrigues Nogueira Junior, da Embrapa Territorial, esteve à frente da coleta de amostras para determinação de

Geo e Legislação

25 mapas que definiram o Brasil

A produção cartográfica vai além da mera representação geográfica e revela fatores complexos que permeiam as teias de poder. Em “História do Brasil em 25 mapas”, as historiadoras Andréa Doré e Junia Ferreira exploram a importância e as nuances por trás da cartografia. O livro reúne artigos que analisam mapas

Não perca as notícias de geoinformação