Parceria Estadão-Geocracia mapeia 5 bilhões de votos desde 1996

votos
Parceria entre Estadão e Geocracia disponibiliza ferramenta on-line que gera mapas como este, da última eleição presidencial (reprodução).

Em matéria publicada nesta segunda-feira (27), o jornal Estado de São Paulo lançou oficialmente o Geografia do Voto, ferramenta on-line que é uma parceria entre o Geocracia e o Estadão e, usando dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faz o georreferenciamento das eleições brasileiras desde 1996.

A reportagem exibe mapas que podem ser gerados por qualquer pessoa que acesse a ferramenta e pesquise por eleições municipais, estaduais, distritais e federais em todo o país.

Leia também:

Em alguns municípios da periferia do Rio de Janeiro, como Duque de Caxias, o Geografia do Voto mostra que Lula teve mais de 80% dos votos em 2002…

Como o dado da matéria de abertura, por exemplo, mostrando que a periferia da cidade do Rio de Janeiro, que já elegeu Lula, em 2002, fez praticamente o mesmo há quatro anos, elegendo Bolsonaro. Confira nas imagens abaixo geradas pela ferramenta Geografia do Voto.

… 16 anos depois, Bolsonaro teve na mesma região, um percentual parecido de votos sobre Fernando Haddad. Como em Nova Iguaçu, onde venceu por 72,48%.

Para ler a matéria completa com outras análises de mapas de eleições e conhecer a evolução georreferenciada dos votos dos candidatos a presidente em 2022, acesse o link da matéria do Estadão, abaixo:

Reduto bolsonarista no Rio já foi lulista em 2002; veja mapa de votos no Brasil desde 1996

Veja também

Agro e Ambiental

Lançado o novo Sistema de Mercado de Terras pelo Incra

Na última sexta-feira (10) aconteceu o lançamento do Sistema de Mercado de Terras (Simet) e do Atlas do Mercado de Terras, na sede do Incra no Maranhão, em São Luís. Trata-se de serviços fornecidos pelo instituto para referenciar as tendências de valores de terras rurais de forma padronizada para todo

Não perca as notícias de geoinformação