Pernambuco Tridimensional: Estado libera mapeamento digital ao público

O Governo de Pernambuco liberou para acesso ao público o Pernambuco Tridimensional (PE3D), primeiro mapeamento digital feito em três dimensões de todo o território do Estado. Os mapas podem ser acesssados no site do projeto. O produto foi executado pelo Consórcio Águas de Pernambuco e lançado em 2016, sendo à época pioneiro e até hoje único no Nordeste. Apenas Santa Catarina tem produto semelhante.

O PE3D tinha acesso restrito e era usado principalmente por entes governamentais ligados à infraestrutura do Estado, como a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). 

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Atlas reúne informações sobre os povos indígenas em Pernambuco
Moradia Legal quer regularizar 10 mil imóveis por ano em Pernambuco
Mapeamento quilombola: Brasil tem 1,3 milhão em 1.696 municípios

O projeto foi elaborado por um consórcio formado pelas empresas Esteio, Engefoto, Aeroimagem, Fiducial e Lactec. O grupo mapeou inteiramente o Estado, com ortofotos e perfilamento a laser, na escala 1:5.000 e, em 17 das cidades, na escala 1:1.000 — que tem maior precisão e menor margem de erro. 

A varredura topográfica do relevo pernambucano teve início em 2014, mas foi planejada após as enchentes de 2010, que atingiram fortemente municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste pernambucano. O investimento foi da ordem de R$ 21,5 milhões, financiado pelo Banco Mundial (Bird).

Com informações de Folha de Pernambuco

Veja também

Agro e Ambiental

SP: CETESB publica dados da qualidade do ar

A CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, passa a disponibilizar os dados da avaliação da qualidade do ar para consulta na plataforma de mapas. Com a inclusão dos dados no Google Maps, a população pode acessar as informações de forma mais fácil e transparente. É possível consultar os

Não perca as notícias de geoinformação