Pernambuco Tridimensional: Estado libera mapeamento digital ao público

O Governo de Pernambuco liberou para acesso ao público o Pernambuco Tridimensional (PE3D), primeiro mapeamento digital feito em três dimensões de todo o território do Estado. Os mapas podem ser acesssados no site do projeto. O produto foi executado pelo Consórcio Águas de Pernambuco e lançado em 2016, sendo à época pioneiro e até hoje único no Nordeste. Apenas Santa Catarina tem produto semelhante.

O PE3D tinha acesso restrito e era usado principalmente por entes governamentais ligados à infraestrutura do Estado, como a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). 

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Atlas reúne informações sobre os povos indígenas em Pernambuco
Moradia Legal quer regularizar 10 mil imóveis por ano em Pernambuco
Mapeamento quilombola: Brasil tem 1,3 milhão em 1.696 municípios

O projeto foi elaborado por um consórcio formado pelas empresas Esteio, Engefoto, Aeroimagem, Fiducial e Lactec. O grupo mapeou inteiramente o Estado, com ortofotos e perfilamento a laser, na escala 1:5.000 e, em 17 das cidades, na escala 1:1.000 — que tem maior precisão e menor margem de erro. 

A varredura topográfica do relevo pernambucano teve início em 2014, mas foi planejada após as enchentes de 2010, que atingiram fortemente municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste pernambucano. O investimento foi da ordem de R$ 21,5 milhões, financiado pelo Banco Mundial (Bird).

Com informações de Folha de Pernambuco

Veja também

Agro e Ambiental

MapBiomas: Amazônia ultrapassa o Cerrado como maior pasto brasileiro

Novos dados do MapBiomas, cobrindo um período de 38 anos de 1985 a 2022, revelam que a área ocupada pela agropecuária no Brasil aumentou em 50%, expandindo-se por 95,1 milhões de hectares. Isso é maior do que o território do estado de Mato Grosso e corresponde a 10,6% do território

Infra e Cidades

Rondônia lança GeoPortal, plataforma de compartilhamento de geoinformações estaduais

Buscando oferecer uma visão abrangente com informações geoespaciais das condições ambientais, áreas de preservação, monitoramento de desmatamento entre outros dados relevantes à biodiversidade, o Governo do Estado de Rondônia, lançou na última semana, a plataforma web Geoportal. Desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, através da Coordenadoria