PF usa imagens de satélite para desmontar garimpo ilegal no MT

Imagem: Polícia Federal (reprodução)

No âmbito das Operação Alfeu IV, a Polícia Federal desmontou, na última sexta-´feira (10), uma atividade de garimpo ilegal na região de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, 400 km a oeste de Cuiabá. A ação, que contou com o apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, e Polícia Rodoviária Federal, utilizou imagens de alta resolução da constelação de satélites PLANET, do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), tecnologia que captura imagens diariamente e, graças a um algoritmo automatizado, detecta a ocorrência de desmatamentos e outras alterações em biomas.

Leia também:

Nesta quarta fase da Alfeu, estão sendo localizadas e inutilizadas escavadeiras hidráulicas, motores estacionários e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal. Desde a primeira fase da Alfeu, em maio do ano passado, a PF já efetuou prisões e destruiu centenas de equipamentos e maquinários dos garimpeiros no Mato Grosso.

Fonte: Polícia Federal

Veja também

Geo e Legislação

Censo 2024 de Angola deverá apresentar crescimento modesto do PIB

O Censo 2024 de Angola entrou em sua última fase de preparação com a formação dos agentes recenseadores, ação que marcará o início oficial do processo no dia 19 de setembro. O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Calengi, que destacou a importância da

Não perca as notícias de geoinformação