Planejamento geoespacial é destaque de webinar no Pará

A importância do planejamento ambiental e geoespacial na concepção e implementação de projetos de empreendimentos lineares, principalmente do setor elétrico, esteve no centro dos debates no Webinar Georreferenciamento na Amazônia. Uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do estado do Pará, da Equatorial Energia e da Geodireito, o evento ocorreu esta semana também com a participação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e UFRN.

Em destaque, a iniciativa da Semas, que decidiu criar uma base de dados única e integrada entre as diversas instituições produtoras de geoinformação para auxiliar o planejamento do licenciamento ambiental de obras de infraestrutura no estado. Para o presidente da Geodireito, Luiz Ugeda, a Semas seguiu a lógica internacional ao conseguir “trazer várias camadas de informações geoespaciais voltadas para o estado, e em âmbito federal e municipal, e consolidá-las”.

Leia mais aqui.

Veja também

Agro e Ambiental

Mapeamento Mapbiomas: Brasil estoca no solo 70 anos das emissões CO2

Um levantamento inédito do MapBiomas reforça a necessidade de preservar a cobertura de vegetação nativa dos biomas brasileiros, especialmente na Mata Atlântica e no Pampa. Do total de 37 bilhões de toneladas (gigatoneladas – Gt) de carbono orgânico do solo (COS) existentes no Brasil em 2021, quase dois terços (63%)

Geo e Legislação

Artur Gil: ONU lança ferramenta para integrar e contabilizar serviços ambientais

No passado dia 29 de abril, foi lançada e apresentada oficialmente pelas agências da Organização das Nações Unidas, DESA e UNEP, e pelo centro de investigação BC3 – Centro Basco para as Alterações Climáticas uma ferramenta inovadora de Inteligência Artificial (IA), a plataforma ARIES for SEEA Explorer, que tornará mais