Portugal: chamadas de celular para emergência serão georreferenciadas

emergência
Emergência: solução vai facilitar localização de vítimas – imagem: Cottonbro – Pexels

A partir de 2023, o serviço telefônico de emergências de Portugal, conhecido pelo número 112 (equivalente à junção do 192 e 193, no Brasil), passará a georreferenciar o ponto exato das ligações recebidas por celular, com o já acontece nos telefonemas fixos. Um concurso público para a manutenção e modernização dos centros operacionais do serviço já está sendo lançado e vai permitir o georreferenciamento de ligações a partir de um smartphone com acesso à Internet.

A ferramenta atual – Cell ID – apenas permite rastrear a localização da antena de celular mais próxima, que pode estar a quilômetros do local da emergência.

Leia também:

Uma das vantagens do novo sistema é que ele vai possibilitar o atendimento de pessoas que passam por algum tipo de emergência e não sabem precisar a sua localização, como acidentes de automóvel em estradas ou casos em que a vítima está confusa ou em estado de choque, por exemplo.

A outra vantagem é que vai inibir ainda mais os chamados trotes, já que será possível conferir as informações prestadas com a geolocalização do telefonema.

Portugal tem hoje 63 centrais de atendimento do 112, mas apenas quatro são de nível 1 e lidam diretamente com o atendimento ao cidadão. As demais 59 são para uso interno e liberação de recursos de socorro. De acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI)de Portugal, o tempo médio de atendimento das chamadas de emergência é de seis segundos. 

Fontes: CNN Portugal e Jornal de Notícias

Veja também

Geo e Legislação

Brasil cria Estratégia de Inteligência Artificial

O Governo publicou nesta sexta-feira (09), no Diário Oficial, a Portaria GM nº 4.617, que institui a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial e seus eixos temáticos. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a finalidade é nortear ações do Estado brasileiro para o fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovações de

Geo e Legislação

Nova política geoespacial da Índia é início de uma era para empresas

A Índia acaba de aprovar a histórica decisão de liberar a política de dados geoespaciais. Com isso, esses dados estão agora disponíveis gratuitamente, acabando com a inércia regulatória e com as restrições à indústria de mapeamento. A revolucionária liberação abre uma nova era de crescimento e inovação para as empresas

Não perca as notícias de geoinformação