O verão na Europa está no auge e, com ele, crescem os riscos de incêndio, sobretudo em áreas mais secas nesta época do ano, como é o caso de Portugal. Esta semana, os portugueses vivenciaram uma nova onda de incêndios, com mais de 20 focos em vários pontos de um país ainda traumatizado pela tragédia de 2017, quando um gigantesco incêndio na região de Leiria, no Centro do território, que deixou 66 mortos e mais de 250 feridos.
Preocupados em monitorar esses riscos e evitar tragédias, foi criada a plataforma fogos.pt, que registra e georreferencia todas as ocorrências de incêndios no país. A ferramenta dá informações como o local, a data e a hora do início, o estado do incêndio e até o número de bombeiros, viaturas e meios aéreos deslocados para cada ocorrência.
Leia também:
- Geotecnologia na gestão de riscos previne desastres e salva vidas
- Defesa Civil e Google lançam ferramenta de alertas de perigo
- SGB-CPRM atualiza áreas de risco geológico em Porto Alegre
O usuário pode ainda escolher entre a visualização normal e a de satélite e aplicar vários filtros de informação ligada às condições meteorológicas do país, como temperatura, pressão atmosférica, ventos, precipitação, nuvens e o risco de incêndio nas matas.
Há também informações sobre as estradas interrompidas por incêndios e outros tipos de aviso. Toda a informação é coletada junto à Defesa Civil Portuguesa, e o usuário pode se cadastrar na ferramenta para receber alertas.
Construída sobre o OpenStreetMap, a plataforma é muito intuitiva e de simples interação, com uma navegação muito similar ao Google Maps.