Portugal vai mapear território em 3D com tecnologia LiDAR

LiDAR
LiDAR permite criar modelos digitais tridimensionais do terreno (imagem: LiDAR de Durham, na Inglaterra – Wikimedia Commons)

Portugal acaba de anunciar um projeto para mapear seu território continental com a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging), criando modelos digitais tridimensionais do terreno e cartografia topográfica de referência. A ideia da Direção-Geral do Território (DGT) é realizar o trabalho entre 2023 e 2024.

Com isso, o governo português acredita que irá avançar nas políticas públicas do ordenamento do território e de urbanismo, principalmente em relação ao cadastro predial e à criação e manutenção das bases de dados geográficos de referência.

Segundo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, “a altimetria constitui um tema fundamental da cartografia topográfica e é utilizada para múltiplas finalidades pela Administração Pública e pelas entidades privadas”, já que, atualmente, não existe uma cobertura integral do território de Portugal continental com essa informação atualizada.

Leia também:

A tecnologia LiDAR utiliza o laser para revelar a topografia do solo e eventuais edificações, permitindo obter, além da informação de altimetria, modelos digitais de superfície, o que a cartografia topográfica tradicional não oferece. Além da topografia, suas aplicações vão desde a geodesia, arqueologia, geologia e geomorfologia à sismologia, engenharia florestal, oceanografia costeira e a detecção remota e física da atmosfera.

Fonte: Sapo

Veja também

Geo e Legislação

Quase-lua 2025 PN7: novo companheiro orbital da Terra intriga astrônomos

Astrônomos anunciaram a descoberta de um novo quase-satélite da Terra, batizado de 2025 PN7. Diferente da Lua, que está presa pela gravidade do planeta, o objeto segue uma trajetória sincronizada com a órbita terrestre ao redor do Sol. Para quem observa do nosso ponto de vista, ele parece girar em

Geo e Legislação

Brasil precisa de um “Plano Real” de dados

Luiz Ugeda* Sempre se ouve, aqui e acolá, que os dados são o novo petróleo. Se este é o eixo central da economia, que faz com que a Nvidia afunde quase 17% com nova IA chinesa, fazendo com que os Estados Unidos perdessem o equivalente ao PIB de um petro-estado