Prefeitura de Maceió prepara lançamento de geoportal inédito de dados abertos

A Prefeitura de Maceió irá lançar em 2024 o DataMaceió, geoportal inédito de dados abertos, onde irá disponibilizar para todos os cidadãos e cidadãs informações sobre socioeconomia, educação, saúde, segurança, infraestrutura, meio ambiente, telecomunicação, inovação, saneamento, orçamento, turismo, geociências, mapas e painéis.

O DataMaceió será a primeira plataforma de dados abertos da capital alagoana e segue a tendência de modernização das ferramentas utilizadas na gestão municipal. As informações além de serem acessíveis a toda a população, irão contribuir com o planejamento de ações que beneficiem a cidade.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Rondônia lança GeoPortal, plataforma de compartilhamento de geoinformações estaduais

Honduras: ICF lança Geoportal para compartilhamento de informações em ciências espaciais

Mendoza, na Argentina, apresenta geoportal

A plataforma está sendo elaborada pela Assessoria de Governança da Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov). De acordo com o assessor executivo de Governança da pasta, Antônio Pinaud, a iniciativa consolida e dissemina dados e informações por categorias e em diversos formatos, possibilitando um acesso mais ágil e interativo para toda população.

“A gestão de JHC utiliza modernas ferramentas de tratamento, análise e visualização de dados abertos e aborda um novo modelo de planejamento, integração, gestão e disseminação da informação referente à Prefeitura de Maceió”, explica.

De Secom Maceió

Veja também

Agro e Ambiental

Plataforma AdaptaBrasil apresenta dados sobre riscos climáticos para ferrovias e rodovias

Pela primeira vez, mais de 100 mil km de rodovias e ferrovias federais brasileiras foram objeto de avaliação sobre riscos climáticos. O levantamento apresentado nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), considerou os principais impactos diretos na infraestrutura de transporte em todo o território brasileiro. Os mapas de risco climático estão

Não perca as notícias de geoinformação