Qual país lusófono é mais mencionado no mundo?

País lusófono mais procurado
Resultados do Google Trends, que pesquisa os termos mais buscados no Google.

Em cerimônia realizada em Lisboa, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na semana passada, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, depositou a carta do governo brasileiro que ratifica o acordo de mobilidade para facilitar a concessão de vistos, autorizações de residência e circulação de pessoas nos territórios que fazem parte da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Aprovado no Congresso Nacional, o acordo foi firmado em julho do ano passado, durante a 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Luanda, capital de Angola.

Para tentar entender a visibilidade do mundo lusófono, o Geocracia consultou o Google Trends, a ferramenta que mede os termos mais buscados no Google, pesquisando no mundo todo, por país, qual o nome da nação de língua portuguesa mais procurada no site de buscas.

Leia também:

O Brasil aparece com ampla vantagem mundial, seguido por Portugal. A busca por Brasil domina as três Américas, onde apenas o Canadá procura mais por Portugal. Já na Europa, Portugal é o termo mais pesquisado, mas o Brasil aparece em primeiro na Itália, Grécia, Turquia, Rússia, Polônia, Eslováquia e Hungria.

Os dois países dividem a África, com exceção de apenas cinco países: Angola e Moçambique, onde cada qual busca pelo nome do seu próprio país; Namíbia, onde Angola aparece como principal pesquisa, e no Zimbábue e em Botswana, onde Moçambique é o país mais pesquisado.

Na Ásia e Oceania, a predominância das buscas é amplamente favorável ao Brasil.

Veja também

Geo e Legislação

Edmilson Volpi: Como seria o mundo se todo o gelo derretesse

Em 2013, a revista National Geographic publicou uma simulação sobre como ficaria o mundo se todo o gelo dos pólos e dos topos das montanhas derretesse. Neste cenário hipotético, o nível do mar subiria 66 metros, criando uma geografia global bastante diferente da que conhecemos hoje. Leia também: Edmílson Volpi:

Geo e Legislação

Crea-PR mapeia por imagens de satélite propriedades rurais sem responsável técnico

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) desenvolveu nova metodologia para realizar a fiscalização de culturas temporárias em propriedades rurais por meio de uso e gestão de imagens de satélite. Este método de monitoramento foi implementado com sucesso durante a primeira fase de um projeto piloto, que

Não perca as notícias de geoinformação