Quantos países existem? Depende para quem você pergunta

Mapa da ONU com os países reconhecidos
Publicação do Departamento de mapas e Geoserviços da ONU, o The World Today teve sua última atualização em setembro de 2019.

Edmilson Volpi*

No momento em que a Rússia acaba de reconhecer como territórios independentes as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no Leste da Ucrânia, a pergunta sobre a quantidade de países existentes no mundo fica ainda mais confusa. Dependendo de quem faz as contas, esse número, hoje, pode ser de 193, 195, 201, 206, 211 ou 249. Essa confusão deriva de vários fatores, desde a definição do que é realmente um país até questões geopolíticas de reconhecimento por nações-chave ou por organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). O tema foi alvo de uma reportagem de Elizabeth Borneman, na Geography Realm.

Se levarmos em consideração o total de países reconhecidos pela ONU, por exemplo, chegamos ao número de 193 países-membros. O último a ser reconhecido foi o Sudão do Sul, em 2011. Há ainda dois estados observadores: o Vaticano e a Autoridade Palestina. Mas, além desses, existem mais seis parcialmente reconhecidos, ou seja, países cujos territórios são reivindicados por outros, como Taiwan, Saara Ocidental, Kosovo, Ossétia do Sul, Abecásia, e Chipre do Norte.

Leia também:

Se tomarmos como referência uma nação poderosa no cenário internacional, chegamos a outros números. Os Estados Unidos, por exemplo, reconhecem apenas 195 países. Já a Rússia é a única no mundo a reconhecer a independência das duas províncias ucranianas com separatistas simpáticos a Moscou. A medida teve utilidade militar, pois o exército russo está utilizando o território para invadir e atacar a Ucrânia.

Países que ninguém reconhece

Mas há países que não são reconhecidos por ninguém (Somalilândia, Transnístria e Artsaque ou Carabaque-Montanhoso) e outros que até são reconhecidos, poréms não declaram independência ou demonstram interesse em aderir à ONU, como as Ilhas Cook. Se tudo isso for somado aos estados-membros das nações Unidas, chegamos a 201 países.

Já o Comitê Olímpico reúne 206 nações, enquanto a FIFA lista 211 países aptos a disputar a Copa do Mundo. Por fim, a pesquisa por códigos telefônicos chega a um número de 249 países.

Na reportagem da Geography Realm, é possível encontrar as listas de todos os países reconhecidos pela ONU e pelos Estados Unidos, além de relações de países por continente. Para ler no original (em inglês), clique aqui. E aqui, a tradução para o português no Curiosidades Cartográficas.

* Edmilson M. Volpi é engenheiro cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook Instagram

Veja também

Geo e Legislação

Edmilson Volpi: O muro marroquino do Saara Ocidental

Também conhecido como ‘o Berma’, o muro marroquino é uma das maiores barreiras militares ativas do mundo. São 2.700 km de extensão (cerca de 16 vezes mais que o Muro de Berlim) em areia e pedra, com três metros de altura, vigiados por milhares de soldados e radares e protegidos

Não perca as notícias de geoinformação