O rastreamento por GPS salvou um homem acidentado próximo ao distrito de Warta, no norte do Paraná, semana passada. A vítima, que não teve seu nome revelado, havia saído de casa para comprar um remédio, acabou saindo da pista e capotou sua pickup num barranco, em um local não visível a partir da estrada.
O carro possuía um sistema de rastreamento por GPS ligado ao celular da esposa do motorista, que estranhou o fato de o automóvel estar parado no mesmo lugar há mais de meia hora. Sem conseguir sair do veículo nem acionar o socorro, o homem acabou ficando dentro do carro por quase uma hora.
Após o alerta da mulher, os bombeiros chegaram até o local e conseguiram resgatar a vítima, que foi levada ao hospital com ferimentos leves.
Leia também:
- Marinha dos EUA quer testar geolocalização por múons, que dispensa satélites
- Criciúma adota app que monitora trajeto de estudantes
- Para TST, GPS serve como prova em ação trabalhista de motorista de carreta
Há cerca de um mês, um outro caso foi resolvido graças a um rastreador de GPS, dessa vez em Rondonópolis, no Mato Grosso. Um motorista de carreta virou refém de ladrões de carga e ficou sob a mira de um revólver em uma área rural. O veículo, porém, usava um rastreador instalado pela empresa e, assim que saiu da rota, a polícia foi automaticamente acionada.
Quando os policiais chegaram no local onde o caminhão se encontrava, os bandidos fugiram, e o motorista foi encontrado são e salvo em uma estrada próxima.
Fonte: Ricmais e Brasil do Trecho