Romênia x Paraná: separados ao nascer

Romênia
Imagem: The True Size Of (reprodução)

Não dá para ficar indiferente à semelhança entre os territórios da Romênia, no Leste europeu, e do estado do Paraná. Não apenas no tamanho – a Romênia é apenas 16% maior –, mas também no formato quase idêntico. Embora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de romenos e paranaenses seja também muito parecido, com leve vantagem para os europeus (0,83 contra 0,79), as semelhanças ficam por aí.

Leia também:

Um dos países que abandonou o comunismo logo após a queda do Muro de Berlim, em 1989, a Romênia experimentou uma década difícil nos anos 1990, com seu parque industrial bastante obsoleto. Mas, com um forte programa de privatizações e a adoção de uma economia de mercado, passou a crescer de maneira significativa a partir de 2000 e, hoje, é um dos membros da União Europeia (UE) com menos interferência econômica do Estado e com uma das menores cargas de impostos do bloco.

Mais de metade do PIB romeno é oriundo de serviços, e os principais itens da pauta de exportações são automóveis (a montadora Dacia é originalmente romena, embora pertença hoje ao Grupo Renault), softwares, vestuário e têxteis, máquinas industriais, equipamentos elétricos e eletrônicos, produtos metalúrgicos, matérias-primas, equipamento militar, farmacêuticos, químicos e produtos agrícolas, negociados sobretudo com os demais estados-membros da UE.

Mapa montado no The Tru Size Of

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação