Sete países latino-americanos criam oficialmente a agência espacial ALCE

Imagem: divulgação

Aproveitando a realização da VI Cimeira de Chefes Estado e Governo da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC), há duas semanas, na Cidade do México, foi criada oficialmente Agência Latino-americana e Caribenha do Espaço (ALCE). A agência espacial já havia sido anunciada no ano passado a partir de uma iniciativa do México e da Argentina e a eles se uniram Bolívia, Equador, Paraguai, Honduras e Costa Rica.

A partir de agora, a organização estará aberta a qualquer país que queria participar e assine o convênio de cooperação. A exemplo da Agência Espacial Europeia (ESA), a ALCE pretende promover ligações e coordenação entre os países da região em matéria espacial e realizar atividades relacionadas com a exploração e uso pacífico do espaço exterior e da Lua, entre outros.

Leia também:

Segundo Raúl Kulichevsky, diretor Executivo e Técnico da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) da Argentina, a criação da agência regional é um objetivo estratégico trabalhado intensamente pela Argentina. “É um sonho antigo que temos na CONAE. Em 2020, começamos a dar os primeiros passos ao assinar um acordo de intenções com o México, ao qual posteriormente aderiram outros países. Há a consciência de que é mais fácil atingir metas ambiciosas a partir da colaboração entre todos os países latino-americanos ”, afirmou.

Entre as atividades que passarão a ser promovidas pela ALCE, destaca-se a geração de informações espaciais relacionadas com mudanças climáticas e a coordenação de esforços para a atuação em emergências ambientais. Uma das propostas é desenvolver um sistema de alertas para prevenção de desastres naturais com base no intercâmbio de dados de satélite e na adoção de metodologias e ferramentas comuns. Além disso, se buscará implementar na região a Agenda Espaço 2030, que promove a cooperação global em exploração e ciências do espaço para o benefício de Humanidade.

Fonte: Argentina.gob.ar

Veja também

Geo e Legislação

Imagem da Semana: Vulcão de Pacaya, Guatemala

A imagem da semana foi gerada pela NASA no dia 29 de março último e mostra o vulcão de Pacaya, na Guatemala, lançando cinzas e lava. A erupção dura mais de dois meses e o magma já provocou incêndios florestais, danificou plantações de café e ameaça comunidades no entorno do

Entrevistas e Artigos

Não há desculpas para municípios deixarem de ter mapas digitais

A ausência de mapas digitais pode representar uma barreira significativa para municípios, principalmente os menores de 20 mil habitantes, dificultando a execução de diversos projetos e processos de regularização de propriedades e territórios. Para tratar deste tema, conversamos com Renata Denari Elias, profissional interdisciplinar com formação em Engenharia Cartográfica e

Não perca as notícias de geoinformação