SGB disponibiliza Mapas Geológico e de Recursos Minerais do Tocantins

Com o objetivo de apresentar a distribuição e relações espaciais das formações geológicas presentes no estado do Tocantins e mostrar uma representação visual da história geológica e das características da área mapeada, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresenta os Mapas Geológico e de Recursos Minerais da região.


No levantamento, disponível aqui, destacam-se o depósito polimetálico (cobre, chumbo e zinco) de Palmeirópolis; as jazidas de ouro da região sudeste do Tocantins, com várias minas em produção e outras em fase de consolidação para entrar em operação; as províncias gemológicas de São Valério da Natividade e Palmeirópolis-Jaú. Além disso, o estado de Tocantins apresenta grande potencial para depósitos de urânio, Elementos Terras Raras, grafita e níquel laterítico, minerais estratégicos fundamentais para a transição energética.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

O mapa geológico é uma representação gráfica da geologia de determinada área e traz dados como as diferentes formações geológicas e localizações, entre os diferentes tipos de litologia. E também coloca o estado em evidência como o de maior diversidade de ambientes favoráveis à formação de jazimentos de insumos para a agroindústria no Brasil e se consolida como um fortíssimo produtor destes insumos.

No caso dos mapas de recursos minerais, a proposta é se concentrar na localização e distribuição dos recursos na região e identificar depósitos de minerais que são importantes para planejamento econômico, avaliação de investimentos e gestão sustentável.

Esses mapas são ferramentas fundamentais para diversos profissionais de áreas relacionadas, como cientistas, geólogos, planejadores urbanos e engenheiros.

A cartografia geológica foi gerada a partir de levantamentos de campo não sistemáticos, perfis geológicos e informações pontuais, embasada na interpretação de produtos aerogeofísicos e de sensoriamento remoto, como imagens de radar, satélite ou fotografias aéreas. Também foi feita uma integração das informações e dos demais dados disponíveis e adquiridos no projeto, tais como geocronologia, petrografia e geoquímica.

O estado do Tocantins é o principal fornecedor de corretivos e fertilizantes para o oeste da Bahia. Dentro da projeção de crescimento de área plantada e produção, até 2030, a região de Luís Eduardo Magalhães, na divisa com o estado do Tocantins, apresenta um crescimento da produção, com diminuição da área plantada, o que significa aumento de produtividade e inclui, seguramente, o uso de fertilizantes e corretivos.

Os Mapas Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Tocantins faz parte da Ação Levantamentos Geológicos e Integração Geológica Regional, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, e consiste em um conjunto de projetos voltados para a investigação geológica, que utilizam uma abordagem multidisciplinar. Também contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade de Brasília (UnB).

Por Gov.br

Veja também

Infra e Cidades

Moçambique aprova planos de ordenamento territorial

Por unanimidade, a Assembleia da República de Moçambique aprovou na semana passada três projetos de ordenamento do território. Os objetivos do Plano de Desenvolvimento Territorial, do Plano Especial do Ordenamento do Território do Vale do Zambeze e do Plano Especial do Ordenamento do Território da Ilha de Kanyaka e de

Não perca as notícias de geoinformação