Simpósio online sobre Legaltechs será tema na Faculdade de Direito de Coimbra

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra será palco do IX Congresso Internacional de Direitos Humanos, entre os dias 8 e 10 de outubro de 2024. O evento, organizado pelo Ius Gentium Conimbrigae e pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos do Brasil, traz uma novidade este ano: o Simpósio 135, dedicado exclusivamente às Legaltechs, sob o tema “Desafios e Oportunidades na Prática Jurídica para a Era Digital”.

O simpósio explorará desde a automação de processos e gestão documental até as inovações em inteligência artificial, como análises preditivas e ferramentas de pesquisa avançadas. Este encontro visa refletir sobre as mudanças paradigmáticas que acompanham a digitalização do direito e o mercado que tem se formado ao seu redor.

Além dos avanços tecnológicos, o simpósio abordará os desafios da adaptação profissional. A resistência aos métodos digitais por parte de profissionais mais tradicionais e as questões éticas que emergem com o uso da inteligência artificial são problemas que necessitam de soluções inovadoras e regulamentações adequadas.

Este evento promete ser um espaço de reflexão crítica sobre como as novas tecnologias estão redefinindo as práticas jurídicas e como essas mudanças podem ser integradas de maneira eficaz e ética na rotina dos profissionais da área.

Os interessados em contribuir com o diálogo podem submeter artigos através do site oficial do congresso. Para mais informações sobre o Simpósio, a submissão de resumos e a programação completa, visite www.cidhcoimbra.com/submissão-de-resumos.

Veja também

Geo e Legislação

Brasil reduz imposto para banda larga via satélite

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Medida Provisória 1018/2020, que reduz o imposto sobre o serviço de banda larga via satélite provido por antenas de pequeno porte, as chamadas VSAT. As novas regras igualam os encargos de Internet aos de serviço móvel, além de reduzir taxas do setor de telecomunicações.

Geo e Legislação

Imagem da Semana: Verão com mais gelo no Ártico, este ano

A imagem desta semana, obtida no dia 22 de agosto pelo satélite Acqua (Nasa), mostra que, neste verão, o gelo não se dissipou na região norte do Canadá, como vinha acontecendo desde 2006. Importante ligação entre o Atlântico e o Pacífico, a Passagem Noroeste, como é conhecida essa região cheia de ilhas

Não perca as notícias de geoinformação