Sistema de Informações Geográficas contribui para gestão territorial das cidades brasileiras

Para uma prefeitura realizar uma gestão territorial eficiente é fundamental contar com dados e informações georreferenciadas precisas sobre a área do município, bem como suas características físicas e do meio ambiente, de uso do solo, Dados demográficos e infraestrutura urbana, por exemplo. A Imagem Geosistemas – líder em inteligência geográfica e distribuidora do ArcGIS, da norte-americana Esri, oferece a tecnologia necessária para a gestão territorial para prefeituras de todo o Brasil, contribuindo também com a agilidade e a transparência das informações passadas aos cidadãos. Com isso, essas prefeituras dão passos importantes para garantir uma gestão mais eficiente do espaço urbano, inserindo os municípios no conceito de “smart cities”.

As prefeituras do Rio de Janeiro, de Niterói, Salvador, Curitiba e Manaus são exemplos de cidades que utilizam a geotecnologia para a tomada de decisões. O sistema ArcGIS, organiza e estrutura os bancos de dados em ambiente geográfico, criando o Cadastro Técnico Multifinalitário desses municípios, permitindo aos prefeitos, secretários e técnicos a análise espacial e o acompanhamento de diferentes demandas, como as áreas de saúde e meio ambiente. Além disso, as prefeituras podem utilizar mapas e dados geográficos quando precisam se reportar ou comunicar ao cidadão.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Auditoria do TCU aponta falhas na estratégia brasileira de governo digital

Os cuidados com seus dados pessoais na rede e fora dela

Vazamento de dados, privacidade e vigilância sob a ótica da LGPD

Outro exemplo do papel da tecnologia é o projeto que vem sendo desenvolvido junto à Prefeitura de São Paulo, que prevê o uso do sistema ArcGIS nas operações de suporte e acolhimento às pessoas em situação de rua, principal demanda social da cidade.

Na Prefeitura de Suzano, a geotecnologia contribui diretamente nas questões de transparência. O Portal “GeoSuzano” permitiu automatizar a emissão de mais de 15 mil certidões pela Prefeitura e representa ganho de agilidade na consulta de informações de forma simplificada e gratuita.

Em Niterói, o “SIGeo” vem apoiando a otimização de processos e rotinas, como o cadastro de mais de 7 mil fiscalizações ambientais e a melhora de arrecadação da cidade através da transformação digital do cadastro de imóveis, aumentando em 50% a produtividade da equipe que executa esse levantamento em campo.

Para que os municípios se tornem cada vez mais inteligentes, o uso de dados fotogramétricos associados aos sistemas de informações geográficas se faz necessário. O Sistema ArcGIS, que é disponibilizado pela Imagem Geosistemas,  possui a capacidade de integrar, analisar e compartilhar qualquer tipo de dado geográfico. Isso contribui para um registro de imóveis mais eficiente, detecção de expansões e invasões entre cidades, bem como o acompanhamento da ODS 11 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para as cidades que buscam ser mais inteligentes e sustentáveis.

“Diante da complexidade dos processos socioeconômicos e ambientais e do processo de tomada de decisão na escala local, as geotecnologias são poderosas ferramentas capazes de apoiar os diversos municípios brasileiros a construir e sistematizar suas bases de dados e a realizar a gestão territorial, criando uma infraestrutura que centraliza e integra dados e aplicações sobre os diferentes temas de responsabilidade e atuação dos governos locais, trazendo mais assertividade, rapidez, confiabilidade e transparência para a tomada de decisão”, explica Leticia da Cunha Mose Ferreira especialista em governo municipal da Imagem Geosistemas.

Veja também

Agro e Ambiental

Santa Catarina lança mapeamento de culturas agrícolas em geoportal

A Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, disponibilizou em seu Geoportal uma aplicação de webmapa dedicada ao “Mapeamento de Culturas Agrícolas de Santa Catarina”. Esta ferramenta é fundamental para diversos setores da economia, agricultura e meio ambiente, fornecendo informações atualizadas sobre a área plantada e

Não perca as notícias de geoinformação