SP AGRO: Rotas Rurais vira lei e determinará endereçamento digital rural

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (24/11), a sanção da Lei 555 de autoria do deputado estadual Lucas Bove, que torna oficial o programa Rotas Rurais, como endereçamento digital da área rural paulista.

O pronunciamento faz parte do maior pacote já lançado de ações para o agro paulista, o SP AGRO. O plano de ações, anunciado pelo governador e pelo secretário de Agricultura, Guilherme Piai, no Palácio dos Bandeirantes, tem como objetivo alavancar o setor, que está cada vez mais forte, tecnológico e sustentável.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

App geolocaliza mais de mil imóveis rurais de Araraquara
Govsummit 2023 reuniu em Brasília especialistas para debater geotecnologia e sustentabilidade
Goiás lança Mapa Rodoviário Estadual 2023 em versão para Google Earth

“Sancionar esta lei, tem tudo a ver com a dignidade. As pessoas precisam do CEP e o CEP do campo vai ser dado pelo Rotas Rurais. Nossos produtores não vão mais ficar esquecidos. Será mais fácil a ambulância chegar, será mais fácil o transporte escolar chegar”, destacou o governador.

O Endereço Rural Digital (ERD) funciona como uma espécie de CEP rural personalizado, por meio da ferramenta PLUS CODE, do Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. 

Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a localização das rotas de acesso às propriedades.

“Toda propriedade rural vai ter um CEP, isso é dignidade, inclusão. Quantas mulheres sofreram violência doméstica na pandemia e era difícil encontrar a propriedade delas, uma ambulância no campo, que demora para encontrar a propriedade”, questionou o secretário, Guilherme Piai.

O objetivo do Rotas Rurais, além de trazer integridade ao produtor, o “colocando no mapa”, o que vai facilitar o trabalho de um modo geral, seja no recebimento de insumos ou no envio de suas mercadorias.

“O que o produtor rural mais precisa é de endereço! Agora, temos endereçamento rural digital. O programa já existia e só precisava virar lei, e foi isso o que fizemos.O Programa leva cidadania ao campo mediante o estabelecimento de rotas de localização”, ressalta o deputado estadual Lucas Bove.

Desde que foi lançada, a iniciativa já cadastrou o endereço de mais de 291 mil propriedades rurais e colocou no mapa mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais. Programa conceituado e premiado no “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”, no Gov Summit 2023 e no Eu Esri 2022.

PROTOCOLO DE INTENÇÕES CREA/SP

Durante o SP AGRO, realizado no Palácio dos Bandeirantes, também ocorreu a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Agricultura e  o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP), que prevê a efetiva implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), acelerando o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural. Produtores ambientalmente regularizados têm benefícios diretos no mercado, seja para a obtenção de linhas de crédito, seja para abertura de novos mercados, principalmente, internacionais.

Por Governo do Estado de São Paulo

Veja também

Geo e Legislação

Musk quer testar Starlink em comunidade de SP

Em parceria com a ONG internacional Luta Pela Paz, a Starlink, empresa do bilionário e dono da SpaceX, Elon Musk, pediu à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para realizar um teste de equipamentos na comunidade de Savoyzinho, em São Paulo (SP). A ideia é conectar cerca 40 alunos de um

Agro e Ambiental

Funai avança na gestão territorial

Entre janeiro e março de 2021, a Funai já conseguiu analisar 135 processos de reconhecimento de limites de terras indígenas. Mesmo com o cenário adverso imposto pela pandemia, o montante de processos avaliados é 10% maior e o tempo de resposta 21% menor em relação ao mesmo período de 2020,

Não perca as notícias de geoinformação