SP lança plataforma para acompanhar regularização ambiental no Estado

Por Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo lançou o Painel de Regularização Ambiental em comemoração ao mês do Meio Ambiente, celebrado em junho. A plataforma vai possibilitar que a sociedade acompanhe a regularização de imóveis rurais em São Paulo. A iniciativa impulsiona a agenda de descarbonização que o Estado para o futuro da agricultura paulista, por meio da conservação de seu território.

Com este novo painel, São Paulo dá mais um passo importante na implementação do Código Florestal Brasileiro, de forma a permitir que toda sociedade acompanhe, por meio de boletins mensais, os avanços da regularização ambiental dos imóveis rurais paulistas, em cada região e município do estado.

O Painel da Regularização Ambiental possibilita a qualquer segmento interessado acompanhar o compromisso da atual gestão de entregar, até 2026, a validação de 100% dos cadastro inscritos no Sistema Cadastro Ambiental Rural São Paulo (Sicar/SP) e a plena regularização ambiental dos imóveis rurais do estado, instrumento fundamental para o alcance das metas de recuperação da vegetação nativa.

Os boletins mensais já disponibilizados no Painel da Regularização Ambiental contam com os principais indicadores do processo de regularização, e deverão agregar novas informações Isso ocorrerá à medida que a SAA avance nas etapas de regularidade dos imóveis, ou mesmo que haja sugestões da sociedade.

Essa é mais uma das frentes de atuação que o Estado de São Paulo desenvolveu para o avanço da regularização. Hoje, São Paulo está em posição destacada, frente aos demais estados brasileiros com um total de 425 mil cadastros ativos e 389 mil cadastros já processados no sistema estadual, sendo que 12% (39.649) já se encontram validados pela SAA.

Por Governo de São Paulo

Veja também

Geo e Legislação

ANAC simplifica processo de registro de drones

No âmbito do Programa Voo Simples, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou ontem (30/11) uma emenda ao Regulamento da Aviação Civil Especial (RBAC-E) nº 94, que trata dos requisitos gerais para operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), ou drones, com vistas a simplificar e desburocratizar o processo de

Agro e Ambiental

Mito 35 – ruralistas não querem mapeamento porque ele acaba com grilagens

Fato – o setor produtivo rural precisa da regularização fundiária georreferenciada para o desenvolvimento do agro. Um dos 60 capítulos do livro Geodireito – Mitos e Fatos, esse artigo é assinado pelos técnicos Pâmela Cristina Zanutto, Rudy Ferraz e Taciana Machado de Bastos, da CNA – Confederação Nacional da Agricultura,