A crescente preocupação com a preservação ambiental e a necessidade de promover a sustentabilidade nas cidades paulistas levou à criação da Plataforma UrbVerde, que monitora áreas verdes urbanas do Estado de São Paulo e traz mapeamentos anuais e em escala intraurbana, relatórios sobre ilhas de calor, índices de vegetação por setores censitários urbanos e distribuição e acessibilidade de espaços institucionais, como parques urbanos e praças para os 645 municípios do Estado de São Paulo.
A UrbVerde foi financiada pelo Programa de Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (Pipae) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP e desenvolvida por três unidades de pesquisa: o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), além de contar com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp
Leia mais:
Plataforma ImagineRio incluirá mapas do século 20 e dados temáticos
Plataforma online mapeará obras paradas em estados e municípios
Mato Grosso pretende unificar plataformas para agilizar validação do CAR
“Um aspecto fundamental no desenvolvimento da UrbVerde é o uso de dados abertos, incluindo informações provenientes de sensoriamento remoto, censos e o OpenStreetMaps. Essa abordagem permite o acesso fácil e transparente às informações, garantindo a replicabilidade e escalabilidade oferecidas pela computação em nuvem. Além disso, a plataforma busca uma interação estreita com os municípios interessados, promovendo o engajamento e a participação ativa na aquisição de dados para políticas públicas locais”, explica o professor do IAU Marcel Fantin, coordenador do projeto.
Os resultados preliminares das análises realizadas pela plataforma indicam a necessidade de ações efetivas para melhorar a disponibilidade e qualidade das áreas verdes urbanas em São Paulo. Com base nessas informações, as próximas etapas do projeto envolvem a atuação junto aos municípios, incentivando o uso da plataforma UrbVerde na aquisição de dados para políticas públicas locais. Além disso, serão desenvolvidos materiais pedagógicos sobre o tema para uso nas escolas, com o objetivo de conscientizar e engajar as novas gerações em busca de um planejamento urbano mais sustentável.
Para acessar a plataforma UrbVerde e visualizar os dados disponíveis para a sua cidade, basta visitar o site www.urbverde.com.br.
Com informações do Jornal da USP