
Supersecretaria de Estudos Econômicos pode unir IBGE e Ipea sob o Ministério da Economia

Informações divulgadas pela Globonews dão conta de que, no âmbito de uma reformulação interna, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pode anunciar esta semana a criação de uma nova Secretaria Especial, a de Estudos Econômicos. A Supersecretaria uniria a Secretaria de Política Econômica, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), além de áreas de pesquisa do Ministério do Comércio Exterior.
Segundo a informação, a nova área seria conduzida pelo atual secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, e funcionaria como um ‘think tank’, um centro de produção de estudos e dados do Ministério, ao qual tanto o IBGE como o Ipea já são vinculados.
Sem negar que existem discussões sobre o assunto, Sachsida disse ao site Poder360 que ainda não há nada confirmado e que é preciso aguardar por novas decisões.
Leia também:
- Luiz Ugeda: “IBGE precisa virar agência reguladora”
- PEC propõe que IBGE, Inep e Ipea virem instituições permanentes do Estado
- Dep. Capitão Alberto Neto: “PLP 1/20 garante programas estratégicos do IBGE, Ipea, Embrapa, Fiocruz e Suframa”
A Assibge, no entanto, já se posicionou contra a medida. Em nota, sugere que, com a mudança, o governo poderia pressionar o IBGE a, por exemplo, alterar metodologias que geram dados incômodos, como a taxa de desocupação e a inflação – “indicadores que mostram o fracasso persistente da política econômica ultraliberal implementada até agora”, afirma o sindicato de trabalhadores da Fundação.