TCE-PR vai usar imagens de satélite para fiscalizar obras públicas

Imagem: acompanhamento de obras em rodovias paranaenses (DNIT/MT)

Um acordo firmado com o ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) vai permitir ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) utilizar imagens de satélite Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para fiscalizar obras públicas no estado. O projeto piloto, que o MCTI quer expandir para outros estados, vai poupar recursos e tempo aos técnicos do TCE nas fiscalizações.

“As imagens aéreas em tempo real vão permitir aos fiscais visualizar se a obra avançou ou não sem precisar enviar uma equipe ao local”, diz o coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, Lincoln Santos de Andrade, explicando que, somente se as imagens constatarem que a obra não evoluiu como descrito no relatório, o Tribunal envia a fiscalização para ver o que ocorreu.

Leia mais aqui.

Veja também

Agro e Ambiental

Nova geração agro cria startups que aliam o campo à tecnologia

Filhos de produtores rurais que voltam para a fazenda depois de formados trazendo tecnologias inovadoras estão criando startups voltadas ao agronegócio com soluções para problemas que eles conhecem de perto. Uma geração que ficará conhecida como a primeira que não precisou mais abandonar o campo para desenvolver o talento. Leia mais aqui.

Não perca as notícias de geoinformação