TCE-RO é o 1º tribunal a aderir à INDE

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) confirmou a adesão à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), que reúne instituições públicas produtoras e usuárias de geoinformação. O processo de adesão do inclui a instituição nesse universo, facilitando o intercâmbio de dados, a troca de conhecimentos e o compartilhamento de tecnologias com tais organizações.

A INDE é um conjunto de tecnologias, políticas, mecanismos, procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos necessários para facilitar a geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal. Foi concebida com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais produzidos ou mantidos e geridos nas instituições de governo brasileiras, para que possam ser facilmente localizados, explorados em suas características e acessados por qualquer usuário com acesso à internet.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

TCE-RS vai fiscalizar obras públicas com imagens de satélite
Auditores do TCE/BA estudam usar drones para fiscalizar obras públicas
TCE-PR fiscalizou via satélite obras do aeroporto de Maringá

A disponibilização, compartilhamento e acesso a dados e informações geoespaciais e serviços relacionados se realizam mediante uma rede de servidores integrados à internet, denominada Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG). O TCE-RO agora integra esse diretório e está no catálogo de geosserviços do DBDG.

A adesão do TCE-RO à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais envolve regras de interoperabilidade que garantem a distribuição e o uso, bem como padrões que garantem a qualidade dos dados. Isso contribuirá com a qualidade dos produtos gerados no Tribunal, incluindo o portal TCGEO RO.

Conheça a INDE: https://inde.gov.br/


Catálogo de geosserviços do DBDG: https://inde.gov.br/CatalogoGeoservicos


Geoportal TCGEO RO: https://tcgeo.tcero.tc.br/

Veja também

Geo e Legislação

Pernambuco Tridimensional: Estado libera mapeamento digital ao público

O Governo de Pernambuco liberou para acesso ao público o Pernambuco Tridimensional (PE3D), primeiro mapeamento digital feito em três dimensões de todo o território do Estado. Os mapas podem ser acesssados no site do projeto. O produto foi executado pelo Consórcio Águas de Pernambuco e lançado em 2016, sendo à

Agro e Ambiental

Geotecnologias auxiliam na Denominação de Origem e qualidade dos cafés brasileiros

O Laboratório de Geoprocessamento – GeoSolos – da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), localizado em Lavras, desenvolve pesquisas com o uso de geotecnologias para o monitoramento e a caracterização ambiental de regiões cafeeiras no Estado. As geotecnologias também têm sido utilizadas para embasar processos de agregação de

Não perca as notícias de geoinformação