O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) apresentou, nesta semana, em reunião virtual do comitê de Tecnologia da Informação do Instituto Rui Barbosa (IRB), o sistema VigIA, ferramenta desenvolvida pela Instituição e que utiliza modernas tecnologias de inteligência artificial (IA).
A apresentação, para mais de 100 participantes de praticamente todas as cortes de contas do país, foi feita pelos auditores fiscais de controle externo Alessandro Marinho de Albuquerque e Marcel Damato Belli, da Diretoria de Informações Estratégicas (DIE). O diretor da DIE, Nilsom Zanatto, e o assessor de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), Jairo Wensing, também participaram da explanação.
Na abertura da reunião, o presidente do comitê de TI do IRB, conselheiro do TCE de São Paulo Marco Aurélio Bertaiolli, saudou os presentes e destacou a relevância da experiência da Corte de Contas catarinense no que diz respeito à inovação e à tecnologia. “Essa troca de experiência é fundamental, e ter hoje, aqui, o TCE/SC falando sobre um programa utilizando IA tem que ser compartilhado para que todos os TCs estejam no mesmo patamar”, reforçou.
O diretor da DIE traçou uma linha do tempo da jornada analítica rumo à fiscalização concomitante no âmbito do TCE/SC. “Chegamos a um momento em que podemos trabalhar nessas aplicações analíticas com uma base de dados bem formada. E esse caminho vai continuar”, destacou ao apontar que o próximo passo é a regulamentação do auto de infração eletrônico.
“A previsão é que mude aqui, no TCE, a forma de trabalho de controle externo. Temos uma longa caminhada, e a gente acredita que isso é o futuro”, salientou Jairo Wensing.
Desenvolvido pelo TCE/SC, o sistema VigIA emprega um modelo de inteligência artificial capaz de identificar irregularidades possibilitando a avaliação prévia de todos os editais e a seleção assertiva daqueles que serão analisados mais criteriosamente.
“Queremos ser um órgão orientado por dados, que, por meio de um novo modelo de controle, contribua para o avanço da gestão pública e para a qualidade das entregas à sociedade, sem esquecer das nossas competências tradicionais e constitucionais que nos delegam o dever de fazer em favor dos jurisdicionados e da população do nosso estado”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, no lançamento do VigIA, na sessão do Pleno do dia 15/5.
O projeto foi idealizado dentro da Vertical de Inteligência Artificial, vinculada ao Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) do TCE/SC, e foi desenvolvido com a participação da Coordenadoria de Informações para a Fiscalização (CIAF), da DIE, e da Divisão de Tratamento de Dados (DTD), da DLC, da Assessoria de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget), e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Inclusive, é objeto de estudo e contribuições de pesquisa de pós-graduação de Computação da Universidade Federal de Santa Catarina.
Por TCE/SC