Webinar discute analytics na segurança física de infraestruturas críticas

Infraestruturas críticas
Em locais ermos e de difícil inspeção, algumas infraestruturas críticas exigem monitoramento por IA (imagem: domínio público).

Acontece na próxima quarta-feira (16), de 11 às 12 horas (horário de Brasília), o Seminário on-line Segurança Física de Infraestruturas Críticas. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até terça (15), neste link.

Organizado pela Hexagon, empresa global em sensores, softwares e soluções autônomas, o webinar vai tratar da otimização da segurança física de infraestruturas críticas, como ferrovias, rodovias, aeroportos, portos, redes de água, energia e telecomunicações.

Leia também:

“As infraestruturas críticas enfrentam desafios de segurança constantes e demandam medidas especiais de proteção, já que a interrupção de suas operações pode provocar sérios impactos em setores essenciais com consequências graves e, até mesmo, irreparáveis”, afirma Marcus Assis, gerente de vendas especialista em infraestruturas críticas na Hexagon, responsável por conduzir o evento.

Ele explica que o objetivo do webinar é abordar esses temas de maneira a apresentar opções de operações seguras, protegidas e mais eficientes. Marcus afirma que muitas organizações ainda utilizam sistemas comuns de videomonitoramento patrimonial, sujeitos a falhas e operando em grandes extensões ou áreas de muito risco, o que gera limitações e ineficiências. Segundo ele, em infraestruturas críticas, os segundos entre a detecção e resolução de um problema ou ameaça podem custar caro, sobretudo em situações de crise.

Entre os temas a serem abordados no seminário, destaque para o uso de inteligência artificial (IA), de inteligência analítica e de automação e integração de fluxos de trabalho no processo de monitoramento, além de comunicação e integração com órgãos de segurança pública e casos de uso em infraestruturas críticas no Brasil e no mundo.

Veja também

Infra e Cidades

Ex-presidentes do IBGE defendem realização do Censo 2021

Oito ex-presidentes do IBGE divulgaram ontem uma nota conjunta instando o Congresso a manter o orçamento deste ano, que prevê a realização do Censo em agosto, quando eles acreditam que o país já deverá estar saindo da pandemia. O censo decenal já tinha sido adiado do ano passado para este

Agro e Ambiental

Marinha define nomes em tupi para denominar ciclones no Brasil

A Marinha do Brasil atualizou a lista de nomes de ciclones tropicais e subtropicais que poderão atingir a costa brasileira. A relação, com 32 nomes em tupi-guarani, está em vigor desde 1º de março passado e foi publicada em portaria do Ministério da Defesa e da Diretoria de Hidrografia e