Acontece na próxima quarta-feira (16), de 11 às 12 horas (horário de Brasília), o Seminário on-line Segurança Física de Infraestruturas Críticas. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até terça (15), neste link.
Organizado pela Hexagon, empresa global em sensores, softwares e soluções autônomas, o webinar vai tratar da otimização da segurança física de infraestruturas críticas, como ferrovias, rodovias, aeroportos, portos, redes de água, energia e telecomunicações.
Leia também:
- Geotecnologia na gestão de riscos previne desastres e salva vidas
- Monitoramento geológico evitaria tragédia de Capitólio
- TelComp é contra compartilhamento de postes proposto por Aneel/Anatel
“As infraestruturas críticas enfrentam desafios de segurança constantes e demandam medidas especiais de proteção, já que a interrupção de suas operações pode provocar sérios impactos em setores essenciais com consequências graves e, até mesmo, irreparáveis”, afirma Marcus Assis, gerente de vendas especialista em infraestruturas críticas na Hexagon, responsável por conduzir o evento.
Ele explica que o objetivo do webinar é abordar esses temas de maneira a apresentar opções de operações seguras, protegidas e mais eficientes. Marcus afirma que muitas organizações ainda utilizam sistemas comuns de videomonitoramento patrimonial, sujeitos a falhas e operando em grandes extensões ou áreas de muito risco, o que gera limitações e ineficiências. Segundo ele, em infraestruturas críticas, os segundos entre a detecção e resolução de um problema ou ameaça podem custar caro, sobretudo em situações de crise.
Entre os temas a serem abordados no seminário, destaque para o uso de inteligência artificial (IA), de inteligência analítica e de automação e integração de fluxos de trabalho no processo de monitoramento, além de comunicação e integração com órgãos de segurança pública e casos de uso em infraestruturas críticas no Brasil e no mundo.