Artur Gil: ESRI disponibiliza para uso livre Mapa Global de Ocupação do Solo de 2020

Fonte: ESRI – dado aberto

A empresa ESRI anunciou a liberação para uso livre de um Mapa Global de Ocupação do Solo de 2020, desenvolvido em colaboração com a Impact Observatory e a empresa Microsoft. Ver artigo original de imprensa sobre o lançamento aqui.

O mapa foi construído usando imagens de satélite Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia (ESA), e desenvolvido usando um inovador procedimento metodológico baseado em machine learning. Ele será atualizado anualmente, suportando a deteção e identificação de alterações na ocupação do solo, especialmente as relacionadas com a atividade humana e pode ser obtido diretamente em formato GeoTIFF, via ESRI 2020 Land Cover Downloader, aqui.

A importante comunidade de desenvolvedores da popular plataforma de processamento Google Earth Engine (GEE) já se mobilizou no sentido de disponibilizar este importante contributo cartográfico no respetivo catálogo de dados do GEE. Veja o artigo relacionado e o respetivo código GEE.

*Artur Gil é Investigador em Ciências e Tecnologias Geoespaciais no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)

Veja também

Alerta de desastres baseado em CEPs é ineficaz, revela estudo

Levantamento feito por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) identificou que ainda é ineficaz a emissão de alertas para eventos adversos e desastres por meio de mensagens de texto (SMS) utilizando Códigos de Endereçamento Postal (CEPs). O estudo resultou de tese de doutorado do pesquisador do Programa de

Não perca as notícias de geoinformação