Assista o webinar sobre a importância do georreferenciamento para o Agro e o meio ambiente

Com o apoio da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, a OAB São Paulo realizou no último dia 24 o webinar Ordenamento do Território – A Importância de uma Infraestrutura de Dados Oficial para o Agro e para o Ambiente.

Presidente da Comissão Especial de Geodireito da OAB/SP, o advogado e geógrafo Luiz Ugeda abriu o encontro pedindo urgência para a regulamentação da cartografia nacional e citando o case da Indonésia que, ao adotar a estratégia One Map Policy, reverteu a imagem negativa sobre a maneira como cuidava de suas florestas e o boicote internacional a seus produtos agrícolas.

Marcello Brito, presidente da Abag, lembrou que a regulamentação fundiária é fundamental para o setor agropecuário e lamentou a extrema judicialização que existe hoje no Brasil em relação à propriedade rural.

Roberto Olinto, pesquisador da FGV – Ibre e ex-presidente do IBGE, denunciou o que chamou de “capitanias hereditárias da informação, ressaltando que o país possui diversas bases de dados, mas elas não se falam, e que definir o papel do IBGE é crucial para resolver o problema.

Adriano Venturieri, chefe-geral da Embrapa Amazônia, apresentou algumas ferramentas que já estão sendo usadas pelo órgão para monitorar o uso do solo na Amazônia, entre elas o Terraclass, que faz o mapeamento do uso e cobertura da terra na Amazônia Legal.

Assista o evento por completo clicando na imagem acima.

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação