Geo e Legislação ISSN 3086-0415

Brasil prepara novo satélite para comunicações de defesa

O SGDC-2, novo satélite de defesa, é essencial para a continuidade das comunicações governamentais e será financiado no orçamento de 2027.

A IA pode cometer erros. Consulte as fontes e a matéria original.

O satélite que sustenta comunicações governamentais e de defesa tem vida útil limitada, e sua continuidade exige preparação antes do fim da operação. O governo incluiu o SGDC-2 no Programa de Aceleração do Crescimento e previu recursos no projeto de orçamento de 2027 para iniciar estudos. Está em jogo a infraestrutura usada para transmitir informações sensíveis e manter serviços estratégicos.

Receba todas as análises e informações da Geocracia pelo WhatsApp

O segundo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas deverá priorizar aplicações de defesa e comunicações críticas. O anúncio associa o projeto ao controle brasileiro sobre dados e transmissões. Para a gestão territorial, isso coloca a conectividade entre os componentes de uma operação: produzir informações sobre uma região também exige condições para fazê-las chegar a quem precisa decidir.

A iniciativa foi apresentada dentro de uma estratégia que combina fibra óptica, redes móveis e satélites em diferentes órbitas. A justificativa territorial está nas áreas remotas onde redes terrestres exigem investimentos de difícil retorno econômico. A combinação dessas infraestruturas busca ampliar o alcance das conexões e oferecer alternativas para a continuidade dos serviços.

No anúncio, também foram mencionados monitoramento de fronteiras e áreas com minerais críticos. O projeto, porém, ainda está na etapa de estudos, sem definição pública de suas capacidades finais. Por isso, a referência a essas aplicações não permite atribuir ao SGDC-2 sensores de observação da Terra ou recursos específicos de captura de imagens que ainda não foram apresentados.

Já conversou com o território hoje? Experimente a Geocracia.ai

A previsão no projeto orçamentário não significa satélite contratado ou data de lançamento confirmada. Os próximos marcos serão a definição técnica, o financiamento e a execução do projeto. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, no Wireless Mundi; a reportagem é de Adriano Camargo, publicada pelo Tele.Síntese em 15 de outubro.

ISSN 3086-0415, edição de Luiz Ugeda.

Para acessar ao material, clique aqui.

GCNEWS Publicação editorial da Geocracia — ISSN 3086-0415.

Veja também

Geocracia Newsletter

Gostou desta análise?

Receba uma curadoria semanal sobre território, dados públicos, legislação e governança.