Geo-Itaquá será lançada para facilitar a gestão territorial de Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou semana passada o novo sistema de georreferenciamento da cidade, que vai facilitar seu estudo e análise geográfica. A plataforma permitirá integrar, manter e disseminar informações municipais como dados fotográficos e cartográficos, imagens, fotografias de campo, dados tabulares, plantas e documentos.

Com início da operação previsto em 30 dias, a ferramenta vai auxiliar na tomada de decisões, no monitoramento das áreas de risco, acompanhamento de construções, expansões e serviços executados, assim como no aperfeiçoamento de processos administrativos e inserção de documentos, garantindo transparência e informação digital.

Acompanharam a apresentação os servidores das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Receita. “Buscamos investir no desenvolvimento digital para aperfeiçoar nosso trabalho. O sistema vem para contribuir no controle de todo território da cidade e agilizar a execução dos serviços”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Para a população, será de grande valia porque, pela plataforma, vai ser possível identificar a localização de equipamentos públicos com mais facilidade, fazer a emissão de certidões de solo e ter diretrizes para novos projetos na cidade.

“Essa ferramenta coleta dados geográficos importantes e vai facilitar o trabalho dos servidores, além da população ter acesso a informações mais completas. É o primeiro passo para uma cidade moderna, digital e inteligente”, finalizou o secretário de Planejamento, Alexandre Feijó.

Veja também

Infra e Cidades

Londres, o polêmico campo de testes do reconhecimento facial

Com mais de cinco anos de experiência, a capital britânica é o local da Europa mais vigiado por câmeras, que cruzam dados de biometria com inúmeros bancos de dados nacionais e estrangeiros em busca de ameaças e suspeitos. Mas, segundo reportagem do jornal espanhol El País, diversos casos de falsos

Agro e Ambiental

Paraná: ICMS Ecológico agora tem ferramenta on-line georreferenciada

O Programa ICMS Ecológico do Estado do Paraná acaba de ganhar uma ferramenta georreferenciada para que qualquer pessoa possa acompanhar em tempo real as informações sobre quanto é destinado aos municípios paranaenses e o motivo, conferindo transparência ao projeto de remuneração de municípios que preservam áreas de vegetação em Unidades de

Não perca as notícias de geoinformação