Geo-Itaquá será lançada para facilitar a gestão territorial de Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou semana passada o novo sistema de georreferenciamento da cidade, que vai facilitar seu estudo e análise geográfica. A plataforma permitirá integrar, manter e disseminar informações municipais como dados fotográficos e cartográficos, imagens, fotografias de campo, dados tabulares, plantas e documentos.

Com início da operação previsto em 30 dias, a ferramenta vai auxiliar na tomada de decisões, no monitoramento das áreas de risco, acompanhamento de construções, expansões e serviços executados, assim como no aperfeiçoamento de processos administrativos e inserção de documentos, garantindo transparência e informação digital.

Acompanharam a apresentação os servidores das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Receita. “Buscamos investir no desenvolvimento digital para aperfeiçoar nosso trabalho. O sistema vem para contribuir no controle de todo território da cidade e agilizar a execução dos serviços”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Para a população, será de grande valia porque, pela plataforma, vai ser possível identificar a localização de equipamentos públicos com mais facilidade, fazer a emissão de certidões de solo e ter diretrizes para novos projetos na cidade.

“Essa ferramenta coleta dados geográficos importantes e vai facilitar o trabalho dos servidores, além da população ter acesso a informações mais completas. É o primeiro passo para uma cidade moderna, digital e inteligente”, finalizou o secretário de Planejamento, Alexandre Feijó.

Veja também

Agro e Ambiental

Pará cancela mais de 5 mil CARs sobrepostos

Governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em uma ação direcionada à resolução das sobreposições de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) de imóveis rurais declarados sobre terras indígenas regularizadas e Unidades de Conservação, já realizou a suspensão ou cancelamento de 5,7 mil cadastros no âmbito

Geo e Legislação

Imagem da semana: ciclone tropical Seroja

A imagem da semana é do ciclone tropical Seroja, de categoria 3, que fez uma rara incursão em terra, atingindo severamente a costa ocidental da Austrália com ventos de até 170 km/h. A cidade mais atingida foi Kalbarri, de cerca de 1.500 habitantes, e que, na noite de 11 de

Não perca as notícias de geoinformação