Governo federal firma acordo com Google para uso de imagens de satélite no Cadastro Ambiental Rural

YouTube Ministério da Gestão e da Inovação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos formalizou hoje um Acordo de Cooperação Técnica com a Google para integrar ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) um mosaico de imagens de satélite de alta resolução referente ao ano de 2008. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a base de dados utilizada na análise ambiental de imóveis rurais, especialmente no contexto de validação das informações declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Receba todas as informações da Geocracia pelo WhatsApp

Segundo o governo, o uso dessas imagens históricas permitirá maior precisão na identificação de passivos e ativos ambientais, contribuindo para a aplicação da Lei nº 12.651/2012. A atualização dos mapas de 2008 é considerada etapa relevante para os processos conduzidos pelos órgãos estaduais responsáveis pelo CAR, que utilizam esse recorte temporal como referência para verificação de conformidade ambiental e regularização de imóveis rurais.

ISSN 3086-0415, edição de Luiz Ugeda.

Veja também

Infra e Cidades

Modelos da OpenAI conseguem identificar localizações a partir de fotos sem metadados

Os novos modelos de inteligência artificial desenvolvidos pela OpenAI, como o o3 e o o4-mini, trouxeram avanços impressionantes no que diz respeito ao raciocínio visual, sendo capazes de deduzir a localização de uma fotografia mesmo quando esta não contém metadados geográficos. Ao analisar elementos visuais como arquitetura, vegetação, placas ou

Infra e Cidades

As smart cities são um legado do 11 de setembro

Reportagem especial da Quartz alusiva aos 20 anos do 11 de setembro traz uma reflexão pertinente a respeito das ligações entre o maior atentado da história e o surgimento das chamadas smart cities. Segundo artigo de Camila Squires, a relação entre a derrubada das torres gêmeas e as tecnologias das