Natura e MapBiomas criam plataforma para monitorar Amazônia

Imagem: Amazônia – Rosa Maria – Pixabay

Fruto de uma parceria entre a empresa Natura, a rede MapBiomas, a InfoAmazonia e a Hacklab, foi lançada esta semana a plataforma PlenaMata para monitorar em tempo real o desmatamento na Amazônia. O projeto conta com mapeamento e análises (informações e dados localizados no contexto amazônico), rede de informações compartilhadas sobre ecossistemas, cadeias produtivas, comunidades e povos tradicionais, além de tecnologias, metodologias, modelos e bons exemplos de projetos de conservação.

Com uma ferramenta que funciona como um contador de árvores derrubadas por minuto, o projeto tem como meta o desmatamento zero em 2025. “Imagina se a gente pudesse ver o contador [de árvores] aumentando positivamente? O contador aumentando significa que a gente encontrou um modelo econômico, social, de valoração da Amazônia. A contribuição da Natura é levantar a mão e dizer ‘sim, isso é possível’”, afirma Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura.

Leia mais aqui.

Veja também

Agro e Ambiental

Incra desenvolve nova funcionalidade para agilizar análise de requerimentos

A análise de requerimentos de retificações, desmembramentos, cancelamentos, sobreposição e remembramento de imóveis rurais protocolados por meio do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) vai ganhar mais agilidade. Uma nova funcionalidade instituiu a “Fila Nacional”, que reúne os documentos formalizados em todas as superintendências do Incra no Brasil por ordem cronológica.

Geo e Legislação

Minas Gerais atualiza geoportal de dados

A Fundação João Pinheiro atualizou, na última semana de março, o geoportal da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede), do governo de Minas Gerais, possibilitando o acesso a informações espaciais produzidas pelos órgãos da administração pública estadual e federal. O geoportal também busca evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos

Não perca as notícias de geoinformação