Plataforma Fortaleza em Mapas inclui novas informações

Por Prefeitura de Fortaleza

A plataforma Fortaleza em Mapas, desenvolvida pelo Instituto de Planejamento (Iplanfor), ampliou os dados de uso do solo disponíveis no sistema. Foi incluída à ferramenta a base de edificações com a altura dos prédios, sendo possível identificar áreas com maior densidade construtiva. Além disso, foram atualizadas as redes de água e esgoto de todo o território municipal.

Acesse a plataforma Fortaleza em Mapas

Outra novidade são os números de inscrições de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e os valores médios de IPTU por bairro. A visualização das informações é adaptada a diversos dispositivos.

Due Diligence

Segundo a diretora do Sistema de Informações do Iplanfor, Ana Cláudia Teixeira, são mais de 500 mapas com georreferenciamento disponíveis na plataforma. “O sistema permite sobrepor vários mapas para cruzar e analisar os dados, com interface amigável, com foco na experiência do usuário. É possível, ainda, utilizar edição de cores conforme a necessidade e o gosto de cada pessoa, além de fazer download dos mapas em diferentes formatos”, explica.

Fortaleza em Mapas

A plataforma disponibiliza, desde 2016, informações georreferenciadas produzidas, principalmente, pelo poder público, a fim de proporcionar ao cidadão o acesso a dados estratégicos sobre cada bairro da Capital. Os mapas são divididos em categorias como Infraestrutura e equipamentos, Territoriais, Socioeconômicos, Legislação e Boletins Epidemiológicos. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato por meio do canal “Fale Conosco”.

“Vale salientar que o Fortaleza em Mapas está presente na infraestrutura nacional de dados espaciais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), garantindo uma metodologia que permite que os dados fluam entre diversos sistemas georreferenciados com o mínimo de intervenção humana, a chamada interoperabilidade, desde a própria gestão pública, as bases de pesquisa acadêmicas, do governo federal e até de plataformas internacionais de dados territoriais”, ressalta a superintendente da autarquia, Larissa Menescal.

Por Prefeitura de Fortaleza

Veja também

Infra e Cidades

Portal GeoSampa publica dados inéditos sobre produtores rurais

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), em parceria com o Projeto Ligue os Pontos, acaba de disponibilizar no Portal GeoSampa duas inéditas bases de dados sobre os agricultores da Zona Sul rural de São Paulo que vão orientar políticas públicas de fortalecimento da agricultura, geração

Geo e Legislação

Projeto de Lei cria geoportal de cadastro imobiliário em Curitiba

Em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei busca aumentar a transparência dos dados relacionados ao cadastro imobiliário da capital. Proposto pela vereadora Indiara Barbosa (Novo), o objetivo é disponibilizar publicamente informações detalhadas sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o

Não perca as notícias de geoinformação