Quadro Geográfico de Referência do IBGE ganha nova página

Uma nova ferramenta para facilitar o acesso aos recortes do Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas já está disponível no portal do IBGE. Na nova página, o usuário pode facilmente buscar um recorte de seu interesse pelo nome e pelo ano de referência, obter sua definição, acessar seus metadados, visualizá-lo na Plataforma Geográfica Interativa e ainda consultar quais tabelas estatísticas têm resultados para esse recorte, além de fazer downloads em diferentes formatos.

O Quadro Geográfico de Referência é um conjunto de diferentes recortes geográficos, que possibilita a integração das informações geoespacial e estatística. Dentre eles estão recortes geográficos importantes como Municípios, Amazônia Legal, Concentrações Urbanas e Biomas.

Rafael Damiati, chefe do Setor do Quadro Geográfico, explicou que “a nova interface torna a consulta e o acesso aos recortes do Quadro Geográfico mais intuitivos, melhorando a experiência do usuário. A lista de recortes foi organizada para exibir prioritariamente a versão mais recente, mas garante o acesso simplificado às versões anteriores em uma única página”.

O usuário pode baixar vários recortes em lote, escolhendo entre os formatos SHP, KML, PNG, CSV, GJSON, ou ainda obter o link para o geosserviço, que vai possibilitar o consumo do recorte geográfico em aplicações de geoprocessamento que suportem geosserviços no padrão OGC. E com a possibilidade de acessar as versões anteriores dos recortes, a ferramenta também o ajuda a compreender seu processo de evolução.

Para o usuário especialista, está disponível um arquivo SLD (Styled Layer Descriptor), que facilita a simbolização dos vetores baixados. Com a nova ferramenta, os usuários de geoprocessamento poderão utilizar mais facilmente os recortes geográficos institucionais e legais, potencializando suas análises estatísticas.

“Disponibilizamos também mais duas novas funcionalidades. Agora é possível filtrar recortes pelo nome e realizar o download simultâneo de dados de diferentes recortes”, pontuou Rafael Damiati. “As motivações para a produção do Quadro Geográfico de Referência do IBGE estão alinhadas à iniciativa da ONU que suscitou o Global Statistical Geospatial Framework – GSGF, método de geoespacialização de estatísticas e dados administrativos, para assegurar que dados de fontes diversas possam ser integrados com base em sua localização geográfica e, também, integrados com outras informações geoespaciais”, ressaltou Mauricio Silva, geógrafo da Gerência de Integração da Produção de Geoinformação, da Diretoria de Geociências.

O Instituto também disponibilizou um tutorial em vídeo sobre como acessar a plataforma. Para acessar, clique aqui. Por IBGE

Veja também

Geo e Legislação

João Ribas de Morais: o georreferenciamento na ajuda humanitária

Em artigo no LinkedIn, o assessor Técnico na Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos da Prefeitura de São Paulo, João Ricardo Ribas de Morais apresenta um estudo elaborado com análise de dados espaciais que avalia o impacto dos restaurantes Bom Prato para pessoas que vivem nas ruas. O trabalho aponta um

Entrevistas e Artigos

Inovação no combate à dengue em Telêmaco Borba (Paraná), uma revolução geotecnológica

SENOGRAFIA Desenvolvimento e Soluções A dengue permanece como um desafio persistente à saúde pública no Brasil, afetando milhares de vidas anualmente. Apesar dos esforços contínuos, o combate a essa doença requer inovações que vão além das abordagens tradicionais. Nesse contexto, o município de Telêmaco Borba, no Paraná, destaca-se por adotar uma