A Europa se prepara para lançar o satélite Biomass, uma missão pioneira da Agência Espacial Europeia (ESA), que será capaz de medir, por meio de radares avançados, a biomassa florestal de maneira uniforme em todo o planeta. O lançamento ocorrerá no dia 29 de abril, do porto espacial de Kourou, na Guiana Francesa, utilizando o foguete Vega C, com destino a uma órbita sincronizada com o Sol, a cerca de 666 quilômetros de altitude. O satélite é equipado com um radar de banda P, tecnologia inédita que permite penetrar nas florestas para medir com precisão sua biomassa e altura, independentemente do tipo ou localização da vegetação.
O principal objetivo desta missão inovadora é atualizar e aperfeiçoar as avaliações atuais e futuras sobre o ciclo global do carbono, oferecendo dados essenciais diante da atual crise climática. As informações coletadas pelo satélite Biomass permitirão calcular com exatidão a quantidade de carbono armazenado nas florestas em escala mundial e monitorar sua evolução ao longo do tempo, auxiliando cientistas e gestores a entender melhor o papel das florestas na mitigação das mudanças climáticas.
Além das medições da biomassa florestal, o satélite Biomass também contribuirá para ampliar o conhecimento sobre estruturas geológicas subterrâneas em regiões desérticas, características dos mantos de gelo e detalhes da topografia dos solos florestais. Espera-se, ainda, que essa nova missão da ESA ajude a compreender as taxas de perda de habitats naturais e os impactos dessas mudanças sobre a biodiversidade global, oferecendo novas perspectivas para conservação ambiental e gestão sustentável dos recursos naturais.

