Simpósio online em Coimbra busca artigos sobre digitalização e geoinformação

A tecnologia digital tem revolucionado a forma como interagimos e nos comunicamos uns com os outros, mas também tem apresentado novos desafios em relação aos direitos humanos. É nesse contexto que se insere o Simpósio On107 “Direitos Humanos Digitais: Protegendo a Liberdade e a Dignidade Humana no Mundo Digital”, que trabalhará com enfoque na gestão de dados e da geoinformação.

O simpósio, que faz parte do “VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar”, realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, do Centro de Direitos Humanos sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tem como objetivo debater as implicações dos avanços tecnológicos no que diz respeito à proteção dos direitos humanos.

Para o público de geoinformação, em particular, o simpósio apresenta uma oportunidade única de contribuir com ideias e teorias científicas para uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas. A tecnologia geoespacial, por exemplo, é cada vez mais importante no mundo digital, permitindo a coleta, análise e visualização de dados geográficos em tempo real, o que tem um impacto significativo na garantia dos direitos humanos.

Os artigos submetidos podem abordar temas como a proteção dos dados pessoais, a privacidade na internet, a liberdade de expressão, a regulação da tecnologia e o combate ao discurso de ódio e à desinformação. Além disso, é importante destacar a importância da integração da geoinformação com os direitos humanos digitais, mostrando como a tecnologia geoespacial pode ser usada para monitorar a violação de direitos humanos em áreas vulneráveis e apoiar ações de defesa dos direitos humanos na era digital.

Os interessados em submeter artigos para o para ver a relação completa dos Simpósios Temáticos e as regras de submissão. A participação no simpósio é uma oportunidade única para contribuir com a discussão de temas fundamentais para a proteção dos direitos humanos no mundo digital e para promover a reflexão sobre o papel da tecnologia na garantia desses direitos.

Serviço:

SIMPÓSIO On107 – Direitos Humanos Digitais: protegendo a liberdade e a dignidade humana no mundo digital

Ementa em https://www.cidhcoimbra.com/_files/ugd/8f3de9_2ba809ed0c934fa3872fdbbb6a765716.pdf

Coordenadores: Luiz Ugeda, pós-doutor em Direito (UFMG) e doutor em Geografia (UnB) e Karine Sanches, doutoranda em Direito (Coimbra)

Prazo de submissão: Até dia 30 de maio.

Plataforma de submissão (OJS): https://www.cidhcoimbra.com/submiss%C3%A3o-de-resumos

Veja também

Artigo: Tendências da gestão de dados geoespaciais na mineração

Daniel Henrique Cândido* A indústria da mineração tem sido um pilar da economia global por séculos, fornecendo materiais fundamentais para uma ampla gama de setores, desde a construção até a eletrônica. No entanto, à medida que a sociedade se torna cada vez mais dependente de tecnologia e sustentabilidade, a gestão

Geo e Legislação

Censo do Bicentenário: STF decide pela realização da pesquisa em 2022

Em julgamento sobre decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, O Supremo Tribunal Federal confirmou por 8 a 2, nesta sexta-feira (14), que o governo terá de fazer o Censo Demográfico, que havia sido cancelado há algumas semanas. O Plenário, porém, seguiu entendimento do ministro Gilmar Mendes que, para evitar

Não perca as notícias de geoinformação