Diante do aumento expressivo de queimadas no Estado de São Paulo, a empresa Imagem Geosistemas, especializada em soluções geoespaciais no Brasil, desenvolveu uma ferramenta de monitoramento baseada em tecnologia de sistema de informação geográfica (GIS) para apoiar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no combate aos incêndios. O painel interativo de monitoramento de focos de calor permite que os usuários identifiquem as áreas com maior incidência de incêndios e respondam de forma rápida e eficiente. Até o momento, a plataforma detectou aproximadamente 14 mil focos de calor somente no mês de agosto no estado.
Esses dados são preocupantes, especialmente considerando que, de acordo com Vitor Zanetti, especialista em ESG e Desastres Naturais da Imagem Geosistemas, a previsão é de que o mês de setembro continue sem chuvas no estado. A situação pode causar prejuízos, especialmente para o setor de agronegócios e para os governos, que podem adotar medidas preventivas de forma mais ágil com a ajuda da tecnologia desenvolvida.
A plataforma utiliza o sistema ArcGIS, que integra informações de satélites e sensores remotos, fornecendo dados precisos e atualizados sobre a localização e intensidade dos focos de calor em todo o estado. O painel oferece uma visualização clara e fácil de entender, permitindo que as equipes de emergência tomem decisões estratégicas com base em informações confiáveis. Ele é atualizado em tempo real, a cada 15 minutos, com dados provenientes do satélite VIIRS, da NASA.
Com o uso de informações em tempo real, as equipes podem ser direcionadas com maior rapidez e precisão, o que reduz o tempo de resposta e minimiza os danos causados pelos incêndios, segundo o especialista Vitor Zanetti. Além de identificar focos de calor, a ferramenta auxilia na previsão de áreas de risco, contribuindo para ações preventivas e educativas, especialmente durante períodos de seca intensa, como o que São Paulo enfrenta atualmente.
Para explorar o dashboard de monitoramento de queimadas e obter mais informações sobre as soluções oferecidas pela Imagem Geosistemas, acesse: https://imagem.maps.arcgis.com/apps/dashboards/229c3fb60d614328b1e9761e4bdac977