Edmilson Volpi: o mapa mais antigo da Terra Santa é um deslumbrante mosaico

Detalhe do Mapa de Madaba revela como seus criadores imaginaram o mundo visto de cima. A grande massa de água é o Mar Morto, e a cidade murada central é Jerusalém (Erich Lessing – Album)

Descoberto no fim do século XIX em uma remota cidade da Jordânia, o mapa de Madaba é uma obra-prima do design bizantino e um mapa funcional de Jerusalém e do Oriente Médio do século VI. Seu achado é fruto de um acordo que aliviou as tensões entre cristãos e muçulmanos: os cristãos poderiam se mudar para uma cidade chamada Madaba com a condição de só construirem igrejas onde elas já existissem. Assim, em 1884, cristãos ortodoxos gregos começaram a edificar um novo templo sobre antiga igreja de São Jorge. Debaixo dos escombros, estava um enorme mosaico com um detalhado mapa. Embora danificado em alguns pontos, sua miríade de fragmentos coloridos ainda representava locais por toda a Terra Santa, incluindo Jerusalém, com detalhes deslumbrantes.

Leia mais aqui (em inglês) ou aqui, na tradução para o português.

Edmilson M. Volpi é engenheiro cartógrafo e editor da página Curiosidades Cartográficas no Facebook e Instagram.

Veja também

Infra e Cidades

ANM suspende fiscalização presencial e prioriza georreferenciamento por falta de recursos

A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou a suspensão das atividades de fiscalização em campo, alegando falta de recursos para a manutenção dessas operações. Em comunicado oficial, a ANM informou que as fiscalizações presenciais só serão realizadas em casos de urgência e emergência, enquanto as demais atividades de fiscalização serão