Itaipu lança mapa interativo com coordenadas oficiais de suas áreas no reservatório

Por Itaipu

A Itaipu Binacional acaba de disponibilizar uma plataforma pública e interativa com as coordenadas geodésicas que definem os limites das suas áreas ao longo do reservatório. O site, lançado oficialmente no escritório da usina em Santa Helena, permite que qualquer interessado visualize e baixe instantaneamente dados precisos sobre os 10.993 vértices que compõem a Poligonal Envolvente, linha que delimita a faixa de proteção da margem brasileira. A iniciativa é especialmente útil para proprietários de imóveis rurais, técnicos de georreferenciamento e instituições públicas que lidam com cadastro e regularização fundiária.

O mapa facilita a identificação de sobreposições e conflitos de limites, já que os vértices estão integrados ao padrão oficial Sirgas 2000 e podem ser utilizados diretamente em sistemas como o SIGEF do Incra. Além da consulta visual, o usuário pode importar os polígonos de sua propriedade — nos formatos .shp, .kml, CSV, GeoJSON ou PGX — e obter automaticamente os pontos limítrofes relevantes. Cerca de 94% dos vértices já estão disponíveis na plataforma; os demais podem ser solicitados por formulário online.

Segundo Henrique Gazzola, gerente da Divisão de Estudos da Binacional, a iniciativa busca garantir “transparência e agilidade aos processos de georreferenciamento das propriedades lindeiras”, que precisam seguir o Decreto nº 4.449/2002. Esse marco legal exige que todos os imóveis rurais sejam georreferenciados para transações imobiliárias, com prazos escalonados conforme o tamanho das propriedades — o próximo grupo a ser incluído será o de imóveis com menos de 25 hectares, a partir de novembro de 2025.

O lançamento integra o programa Itaipu Mais que Energia, alinhado com as políticas públicas federais de desenvolvimento sustentável. Para o coordenador do projeto, Sergio Dias Alicino, trata-se da consolidação de mais de 14 anos de trabalho técnico e documental. O sistema já está disponível ao público no site oficial da Itaipu.

Veja também

Geo e Legislação

A geografia do carvão no Brasil contrasta com tendência global de retração

Juliano Bueno de Araújo, John Fernando de Farias Wurdig e Hirdan Costa, em artigo publicado no Le Monde Diplomatique Brasil, analisam a permanência do carvão mineral na matriz elétrica brasileira até 2040, em contraste com o movimento internacional de redução dessa fonte. Dados do Centre for Research on Energy and

Agro e Ambiental

Rede do Acre retoma monitoramento do ar com 12 sensores em período de queimadas

A Universidade Federal do Acre relançou a plataforma da Rede de Qualidade do Ar do Acre, que havia ficado inoperante nos meses anteriores. Vinculado ao Projeto Acre Queimadas, o novo portal automatiza parte do processamento e busca acelerar a divulgação de dados sobre poluição atmosférica durante o período de maior